Declarações electrónicas lideram acessos a sites da Administração Pública

Grupo Marktest,  9 fevereiro 2006

O site de entrega de declarações fiscais foi, em 2005, o que recebeu mais visitantes únicos no conjunto dos sites da Administração Pública, de acordo com os dados do Netpanel meter da Marktest.

Os sites da Administração Pública foram visitados por 1 322 mil indivíduos com 4 e mais anos que, durante o ano de 2005, acederam a eles a partir de suas casas. Este número representa 81.0% dos internautas do ano.

No total, foram visitadas mais de 309 milhões de páginas destes sites, uma média de 234 por utilizador. O tempo de navegação total nos sites da Administração Pública esteve perto dos 3,5 milhões de horas, uma média de 2 horas e 38 minutos por utilizador.

Em Março registou-se o maior número de visitantes destes sites, com 716 mil utilizadores únicos, num mês em que muitos portugueses entregam as suas declarações fiscais através da internet.

Em Setembro e Outubro, meses marcados pelas eleições autárquicas, os sites da Administração Pública registaram novamente um acréscimo no número de visitantes, 674 mil em Setembro e 708 mil em Outubro.

Mas é ao nível das páginas visitadas e do tempo despendido que mais diferenças se registam ao longo do ano, com o mês de Março a destacar-se claramente dos restantes. Do total de páginas visitadas no ano no conjunto dos sites da Administração Pública, 14.2% foi visitada em Março, tal como 17.4% do tempo gasto nestes sites.

No ranking anual, o site www.e-financas.gov.pt (o site de entrega das declarações electrónicas), lidera destacadamente, com 623 mil utilizadores únicos, 38.2% dos internautas portugueses e 47.1% dos visitantes destes sites. O www.dgci.min-financas.pt (o site da Direcção Geral dos Impostos) é o segundo com mais visitantes, 389 mil utilizadores únicos.

O www.instituto-camoes.pt ocupa a terceira posição, com 351 mil utilizadores únicos, o www.portaldocidadao.pt a quarta, com 349 mil utilizadores únicos e o www.meteo.pt a quinta, com 297 mil utilizadores únicos.

Em páginas visitadas, a liderança mantém-se do www.e-financas.gov.pt, com 87 milhões, mas a segunda posição é ocupada pelo concurso.dgrhe.min-edu.pt (o site do concurso de colocação de professores), com 20 milhões de páginas. Na terceira posição encontra-se o web.meteo.pt, com 14,6 milhões.

Nos sites da Administração Local, o site da Câmara Municipal de Lisboa foi o que teve mais visitantes. Com 160 mil utilizadores únicos, ocupa a 22ª posição no ranking. O site da Câmara Municipal do Porto está na 33ª posição, com 115 mil utilizadores únicos e o site da Câmara Municipal de Almada na terceira, com 79 mil utilizadores únicos.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais