Sábado, dia de cinema

Grupo Marktest,  21 março 2006

Sábado é o dia preferido dos portugueses para frequentar salas de cinema, assim o indicam os dados do estudo Bareme Cinema da Marktest.

De acordo com os dados do Bareme Cinema recentemente disponibilizados, a maioria dos residentes no Continente com 15 e mais anos, 30.3%, afirma não ter um dia preferido para ir ao cinema. Mas os que indicam uma preferência, optam pelo sábado - 27.6% do universo em análise.

A sexta-feira é o outro dia mais referido, com 15.6% de preferências, seguido do domingo, com 11.9%. A segunda-feira, dia em que tradicionalmente o bilhete de cinema é mais barato, foi referido por 9.8% dos entrevistados neste estudo, havendo ainda 4.7% deles que afirmou ser entre a 3ª e a 5ª feira o dia que mais preferem para assistir a espectáculos da sétima arte.

Uma análise das caraterísticas sócio-demográficas dos que preferem o sábado ou a semana (de 3ª a 5ª) mostra, no entanto, algumas diferenças.

Entre os adeptos do sábado prevalecem as mulheres, ao passo que os que referem a semana são maioritariamente homens. Os jovens até aos 35 anos representam 71.6% dos que afirmam preferir o sábado e 78.7% dos que optam pela semana.

Também por regiões se encontram diferenças, pois os residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto têm maior peso junto dos que preferem ir ao cinema durante a semana. Estes indivíduos representam 31.8% dos que preferem o sábado e 45.5% dos que preferem a semana de 3ª a 5ª feira.

Da mesma forma, a análise por classe social revela diferenças de comportamento, com os indivíduos das classes sociais alta e média alta a terem mais peso no conjunto dos cinéfilos semanais (34.5% dos que preferem estes dias e 23.4% dos que preferem os sábados).

O Bareme Cinema estuda o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. A amostra deste estudo é distribuída em 4 vagas trimestrais de 6.006 entrevistas cada, totalizando 24024 entrevistas por cada 4 trimestres agrupados. O método de recolha é a entrevista telefónica assistida por computador - CATI. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa