Um milhão desloca-se nos transportes públicos
O estudo Consumidor da Marktest contabiliza um milhão de residentes no Continente que usa regularmente os transportes públicos, mas o número tem decrescido nos últimos anos.
Grupo Marktest,  26 junho 2007

placeholder Em 2006, o Consumidor contabiliza 1 033 mil indivíduos que dizem utilizar transportes públicos nas suas deslocações diárias, um número que representa 12.4% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Com oscilações anuais, a tendência de escolha de transporte público tem sido decrescente entre nós.

placeholder

A idade e a ocupação dos indivíduos são as variáveis que mais influenciam a utilização deste meio de transporte. Entre os jovens dos 15 aos 17 anos (sem idade para conduzir automóvel) a taxa de utilizadores de transportes públicos sobe para os 37.7% e entre os estudantes atinge 35.1%.

Os jovens dos 18 aos 24 anos também registam um valor superior à média, de 25.6%, tal como os trabalhadores não qualificados (16.0%) e os empregados do comércio, serviços e administrativos (14.1%).

Entre as regiões, observam-se diferenças muito significativas, sendo na Grande Lisboa e no Grande Porto que se registam valores mais elevados e muito acima da média, de 23.4% e 19.3% respectivamente.

placeholder

Uma análise do perfil dos utilizadores de transportes públicos mostra ainda que 61.2% deles são mulheres, 52.4% têm menos de 34 anos, 60.7% pertencem às classes média baixa ou baixa e 55.9% são estudantes ou exercem ocupações como trabalhadores não qualificados ou empregados do comércio, serviços e administrativos.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais