Novo aeroporto de Lisboa: conhecer o território

A localização do novo aeroporto de Lisboa está na ordem do dia. Os dados disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest permitem conhecer as freguesias que actualmente se perfilam como potenciais receptoras deste equipamento.

Grupo Marktest,  28 junho 2007

Numa altura em que se estudam as várias localizações para o novo aeroporto de Lisboa, importa conhecer as freguesias que poderão receber este equipamento: Ota (concelho de Alenquer), Pinhal Novo (a freguesia a que pertence Rio Frio, no concelho de Palmela), Poceirão (concelho de Palmela) e Alcochete (concelho de Alcochete).

A análise destas freguesias pode ser feita com base nos dados disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest.

Das quatro freguesias em análise, Poceirão é a que ocupa mais área: 149 Km2. Alcochete é a segunda maior, com 132 Km2. Estes valores são quase três vezes superiores aos das outras duas freguesias: Pinhal Novo tem 56 Km2 e Ota 50 Km2.

Pinhal Novo é, no entanto, a freguesia mais populosa. Os Censos de 2001 do INE contabilizavam cerca de 21 mil habitantes na freguesia, mais de duas vezes acima do valor da segunda maior freguesia, Alcochete, que tinha pouco mais de 9 mil habitantes naquele período.

Em densidade populacional, Pinhal Novo, com os seus 375 habitantes por Km2, está cinco vezes acima de Alcochete, a segunda mais densa (69 habitantes por Km2). No Poceirão contabilizam-se 29 habitantes por Km2 e na Ota, 24 habitantes/Km2.

Pinhal Novo é ainda a freguesia com maior crescimento populacional entre os censos (de 2001 e 1991), com uma taxa média anual de 3.7%. Alcochete também tem evidenciado uma dinâmica populacional positiva entre Recenseamentos, com uma taxa de crescimento média anual de 2.9%. Pelo contrário, Poceirão e Ota perderam população entre os dois Recenseamentos, facto que foi mais acentuado na Ota, com menos 0.9% ao ano. No Poceirão, esta taxa foi de menos 0.2% ao ano.

A estrutura demográfica destas quatro freguesias é relativamente semelhante. Em média, 31% da população tem menos de 25 anos, 55% tem entre 25 e 64 anos e 14% tem mais de 64 anos.

Os 12 660 alojamentos familiares contabilizados pelo INE no último Recensemaneto nestas quatro freguesias dispõem na sua grande maioria das infraestruturas básicas de água, electricidade e esgotos (acima de 92% em todos os indicadores).

Nestas quatro freguesias estão localizadas 20 dependências bancárias, metade das quais na freguesia de Pinhal Novo. Na estrutura económica destas regiões encontramos também 9 postos de abastecimento de combustíveis, 3 pontos de venda de telemóveis, 5 farmácias e 13 balcões ou agentes exclusivos de seguradoras.

No conjunto destas actividades, Pinhal Novo é a que está melhor equipada, contrariamente a Poceirão, onde o número destes estabelecimentos é menor. Mas uma análise per capita evidencia que na freguesia da Ota é maior o número de estabelecimentos por mil habitantes, ao contrário do Poceirão, onde essa taxa é menor.

(*) Nesta análise consideraram-se os seguintes estabelecimentos: número de dependências bancárias, postos de combustíveis, pontos de venda de telemóveis, farmácias e estabelecimentos seguradores.

Esta análise foi realizada com base nos dados disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest. A análise pode ser realizada para outras freguesias, a pedido. Contacte-nos se pretende mais informação sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais