Governo virtual atrai 2,5 milhões

Segundo os resultados do estudo Netpanel meter da Marktest, cerca de 2,5 milhões de portugueses visitaram sites do Governo nos nove primeiros meses de 2007, quando navegaram na internet a partir de suas casas.

Grupo Marktest,  16 outubro 2007

O Netpanel meter contabiliza 2 466 mil internautas residentes no Continente com 4 e mais anos que acederam a sites do Governo entre Janeiro e Setembro deste ano, quando em suas casas navegaram na internet. Este valor representa 81.6% dos internautas nacionais.

Nestes nove meses, foram visitadas mais de 544 milhões de páginas destes sites, uma média de 221 por utilizador.

No total, foram dedicadas mais de 5,4 milhões de horas aos sites do Governo, uma média de 2 horas e 12 minutos por utilizador.

O mês de Março foi o que levou mais internautas a visitarem sites do Governo, com 1 496 mil utilizadores únicos. A entrega electrónica de declarações de rendimento ajuda a explicar o aumento neste mês.

Foi ainda em Março que mais páginas destes sites foram visualizadas, com um valor superior a 82 milhões.

Da mesma forma, foi em Março que os portugueses dedicaram mais tempo às visitas a sites do Governo, num total de 960 mil horas, uma média mensal de 39 minutos por utilizador.

Os sites do Ministério das Finanças, Educação e o do Instituto de Meteorologia foram os mais visitados e aqueles onde os internautas consultaram mais informação e por mais tempo.

O domínio e-financas.gov.pt (Declarações Electrónicas da Direcção Geral dos Impostos) liderou tanto em utilizadores únicos, como em páginas visitadas ou tempo despendido. Durante os primeiros nove meses de 2007, o e-financas.gov.pt recebeu 1369 mil visitantes diferentes, que visualizaram mais de 161 mil páginas, durante mais de dois milhões de horas.

O domínio min-edu.pt (Ministério da Educação) foi o segundo com mais utilizadores únicos, com 838 mil e o meteo.pt (Instituto de Meteorologia) o terceiro, com 813 mil utilizadores únicos.

O meteo.pt foi, por sua vez, o segundo domínio com mais páginas visualizadas, com 73,5 milhões, seguido do min-edu.pt, com 73,3 milhões.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais