| Mais de 900 mil bancarizados constituiu depósitos a prazo nos últimos 6 meses Mais de 900 mil bancarizados constituiu depósitos a prazo nos últimos 6 meses De acordo com os dados do BASEF Banca, da Marktest, para o Quadrimestre de Setembro de 2012, o número de bancarizados que constituiu depósitos a prazo nos últimos 6 meses , foi de 944 mil. Grupo Marktest 6 novembro 2012
Em 2012 as remunerações dos depósitos a prazo têm vindo a cair, contudo será que os bancarizados vão recorrer menos a este produto financeiro. Quantos terão constituído depósitos a prazo nos últimos 6 meses? E em que bancos? Perante estas questões, a Marktest, tendo por base o estudo BASEF Banca, para o Quadrimestre de Setembro de 2012, aferiu que 944 mil indivíduos bancarizados de Portugal Continental com 15 e mais anos, constituiram depósitos a prazo nos últimos 6 meses. De acordo com os dados Marktest, mais de metade dos bancarizados que constituíram depósitos a prazo nos últimos 6 meses são homens (52.9%) e têm entre 25 e 44 anos (50.4%). Numa análise por região, 23% residem na Grande Lisboa. E na distribuição por classes sociais, 38% são das classes Alta/Média Alta. Os dados revelam que 31% dos depósitos a prazo dos últimos 6 meses foram constituídos na CGD.
Contudo há que salientar, que os clientes BES foram os que mais constituíram depósitos a prazo dentro do banco BES (56%), e foram também os clientes BES que mais adquiriram este produto financeiro nos últimos 6 meses (41%). Ainda de acordo com os dados de BASEF Banca do quadrimestre de Setembro 2012, mais de metade (53%) dos indivíduos bancarizados que fizeram poupança no último ano afirmam ter poupado menos. ![]() Para além destes dados, a Marktest concluiu ainda que:
Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest, um estudo regular da Marktest, lançado em 1989 e que tem por objectivo apoiar o marketing dos Bancos, fornecendo informação sobre os comportamentos, atitudes e opiniões dos consumidores efectivos e potenciais dos serviços financeiros destinados aos particulares. Estuda o universo constituído pelos indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto. |
Notícias
Notícias da mesma semana
- Ucal em evidência nos social media
- SIC promove novela Gabriela
- Pedro Mota Soares foi protagonista da semana nos noticiários de Tv
- Santander Totta activa 1,5 mil milhões de euros
- Deu que falar nos social media…
- Grupo Marktest lança estudo sobre redes sociais
- Continente mantém-se líder da recordação publicitária
- Worten lidera nos sites de eCommerce
- Mais de 900 mil bancarizados constituiu depósitos a prazo nos últimos 6 meses
- Notícias semanais em destaque nas TVs
- Observatório Mcom
- Dois em cada cinco lares tem mais de um PC
- Notícias de TV em Outubro
- Apple foi marca da semana nos social media
Dossiers ver mais
- CEO Summit
20 a 22 de janeiro de 2026
Insights Association
Hollywood, EUA
- AI: Powering-Up Insights Conference 2026
22 de janeiro de 2026
MRS - The Market Research Society
Londres, Inglaterra
Num cenário de crise económica, as remunerações dos depósitos a prazo por parte dos bancos, são para muitos bancarizados um atractivo de investimento e de poupança. Em 2011, apesar de Portugal já se encontrar num contexto de crise, de acordo com os dados do Banco de Portugal, os bancos conseguiram angariar o segundo valor mais elevado de sempre em novos depósitos a prazo.


62% dos bancarizados que afirmam ter poupado mais no último ano, constituíram um depósito a prazo nos últimos 6 meses, sendo que os clientes do Santander Totta são os que mais consideram ter poupado mais no último ano (21%) quando comparados com os restantes bancos do top 5.