As horas da rádio no 1º semestre de 2008

De acordo com os resultados do primeiro semestre de 2008 do estudo Bareme Rádio da Marktest, um terço dos residentes no Continente com 15 e mais anos toma contacto com a rádio entre as 6 e as 10 da manhã.

Grupo Marktest,  5 agosto 2008

Os portugueses ouvem rádio sobretudo no período da manhã. Coincidindo com a deslocação para o local de trabalho ou estudo, a maioria das vezes feito em automóvel particular, a rádio é uma boa companhia para suportar os frequentes engarrafamentos dessas horas. As audiências confirmam-no.

Segundo os resultados do primeiro semestre de 2008 do Bareme Rádio, é no período compreendido entre as seis e as dez horas da manhã que mais portugueses contactam com o meio. Nesse período horário, 33.1% dos residentes no Continente com 15 e mais anos está a sintonizar uma estação de rádio.

No primeiro semestre, a audiência acumulada de véspera situa-se nos 56.7%, sendo o período das 6 às 10 da manhã aquele que regista maiores níveis de audiência, com 33.1%. Também o período entre as 17 e as 20 se destaca, com 24.7% dos residentes no Continente com 15 e mais anos a ouvirem rádio. Este período coincide igualmente com o regresso a casa de uma parte significativa da população, facto a que o aumento das audiências do meio não será alheio.

O gráfico mostra a curva de audiência de rádio por períodos horários (15 minutos) para o total do Universo. Vemos que as audiências sobem ao longo da manhã atingindo o valor máximo de 15.6% às 9 horas, decaem perto da hora de almoço e voltam a subir a partir das 15 para de novo mostrarem um novo "pico" por volta das 16 horas.

O Grupo Renascença lidera ao longo de todo o dia, mostrando um padrão de audiência relativamente em linha com a média, embora apresente algumas especificidades.

No período em análise, este Grupo obteve o seu máximo, de 6.5% de audiência acumulada de véspera, cerca das 9 horas. O Grupo Media Capital Rádio foi o segundo a registar melhores níveis de audiência, atingindo o seu máximo, de 3.5%, às 11 horas. O Grupo RDP atingiu um máximo de 2.3% de audiência média cerca das 8 horas, ao passo que a TSF registou o seu máximo, de 1.2%, uma hora depois.

A análise tem como base os resultados do primeiro semestre de 2008 do estudo Bareme Rádio da Marktest, que analisa o comportamento dos residentes no Continente, com 15 e mais anos, relativamente ao meio rádio. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais