Sites da Portugal Telecom mais visitados a partir do lar

Segundo os resultados do estudo Netpanel meter da Marktest, o conjunto de sites da Portugal Telecom foi, entre os sites de operadores e de serviços de telecomunicações, o mais visitado a partir do lar.

Grupo Marktest,  7 agosto 2008

Entre Abril e Junho de 2008, foram 1 937 mil os residentes no Continente com 4 e mais anos que acederam a sites de telecomunicações a partir de casa, o que corresponde a 64.1% dos internautas nacionais do período.

A média diária de visitantes destes sites cifrou-se nos 177 mil no trimestre. Neste período, foram visitadas 87 milhões de páginas de sites de telecomunicações, uma média de 45 por utilizador.

O tempo total de navegação nestes sites aproximou-se de 1,4 milhões de horas, uma média de 15 312 horas por dia e de 43 minutos por utilizador.

No seu conjunto, os operadores e outros serviços de telecomunicações receberam 1 928 mil utilizadores únicos no segundo trimestre do ano, que visitaram 83,6 milhões de páginas, e os fabricantes de telemóveis tiveram 278 mil utilizadores únicos e 3,4 milhões de páginas visitadas.

O conjunto de sites da Portugal Telecom foi o mais visitado a partir do lar, com 866 mil utilizadores únicos no segundo trimestre do ano. A TMN online foi o segundo mais acedido, com 774 mil utilizadores únicos e na terceira posição ficou a Vodafone online, com 706 mil utilizadores únicos no trimestre.

Em páginas visitadas, a liderança pertenceu à TMN online, com 21,8 milhões, seguida da Vodafone online, com 16,6 milhões e da Portugal Telecom online, com 9,5 milhões.

Na evolução relativamente ao primeiro trimestre do ano, vemos que os sites da Portugal Telecom foram os que mais aumentaram em utilizadores únicos, duplicando o valor do trimestre anterior e assegurando a liderança entre estes sites. Este aumento ficou a dever-se, em grande medida, ao lançamento do Meo, já que o próprio site www.meo.pt quase triplicou face ao trimestre anterior, recebendo no segundo trimestre 532 mil utilizadores únicos. Pelo contrário, as maiores quebras em utilizadores únicos foram observadas no www.rede4.pt, que baixou 64.9% face ao 1º trimestre do ano. Com 59 mil utilizadores únicos, está na 20ª posição.

Em páginas visitadas, o maior aumento no trimestre foi igualmente protagonizado pelos sites da Portugal Telecom, que cresceu 46% face ao trimestre anterior. Mais uma vez, a contribuição do www.meo.pt para estes valores foi importante, já que este site mais do que duplicou os valores anteriores, para os 3,9 milhões de páginas. Em sentido oposto, o www.jamba.pt desceu 71.4% em páginas visitadas para as 427 mil (20ª posição).

A análise realizada tem como base, para algumas entidades, os seguintes agrupamentos de sites:

Propriedade TMN - Constituída pelos seguintes sites e entidades:
*.mytmn.pt; *.tmn.pt; *.mail.tmn.pt; www.queropossoemando.net

Propriedade VODAFONE - Constituída pelos seguintes sites e entidades:
*.vodafone.pt; www.yorn.net

Propriedade OPTIMUS - Constituída pela seguinte entidade:
*.optimus.pt

Propriedade NOVIS - Constituída pelas seguintes entidades:
*.novis.pt
Entidades Excluídas: *.rar.net.novis.pt

Propriedade PORTUGAL TELECOM - Constituída pelas seguintes entidades:
*.telecom.pt; *.portugaltelecom.pt; *.ptcomunicacoes.pt; *.ptcom.pt; www.meo.pt; *.ptprime.pt
Entidades Excluídas: 1820pt-clientes.telecom.pt; 1820pt.telecom.pt; net118.telecom.pt

Propriedade ONI - Constituída pela seguinte entidade:
*.oni.pt

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais