Um em cada cinco bancarizados já recorreu ao crédito ao consumo
Os resultados do estudo Basef Banca da Marktest põem em evidência que um em cada cinco possuidores de conta bancária já recorreu ao crédito ao consumo.
Grupo Marktest,  25 junho 2009

placeholderNo trimestre móvel de Abril de 2009, o Basef Banca contabiliza 1 523 mil indivíduos que recorrem ao crédito bancário para aquisição de bens e serviços, um valor que representa 20.8% do total de residentes no Continente com 15 e mais anos que possuem conta bancária.

O número de portugueses que recorre ao crédito ao consumo registou um aumento sistemático de 2002 a 2005, tendo-se registado uma tendência de relativo decréscimo a partir dessa data.

placeholder

O crédito ao consumo regista maior penetração junto dos bancarizados do sexo masculino - 24.5% dos homens recorre ao crédito bancário para aquisição de bens ou serviços, face aos 17.2% das mulheres que também usufrui deste crédito.

Também os bancarizados entre os 35 e os 44 anos apresentam taxas superiores à média, já que 31.8% deles possui este crédito. No Grande Porto encontramos também maior penetração deste produto, de 23.2%.

Entre os indivíduos com actividade económica (excluindo, por isso, os reformados, estudantes e domésticas), os quadros médios e superiores são os que registam a taxa de penetração de crédito ao consumo mais baixa, de 25.2%, em oposição aos trabalhadores qualificados, que registam o valor mais elevado, de 31.8%.

A variável ocupação é mesmo a mais discriminante nesta análise, pois é a que apresenta maiores diferenças de valores. A idade também é diferenciadora, sendo a região a que apresenta maior homogeneidade de distribuição.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha