Portugueses avaliam duramente políticos
Portugueses avaliam duramente políticos
placeholder
Em Outubro, os resultados do Barómetro Político Marktest indicam que todos os líderes partidários com assento parlamentar, bem como o Presidente da República, registaram um saldo de imagem negativo, mostrando que a maioria dos portugueses avalia negativamente a sua actuação.
Grupo Marktest
22 novembro 2011

De acordo com os resultados de Outubro do Barómetro Político Marktest, os portugueses reprovaram a actuação de todos os líderes partidários com assento parlamentar assim como a actuação do Presidente da República.

placeholder

Cavaco Silva registou em Outubro um saldo de imagem que não foi além de -8.7% - valor apenas ultrapassado em Abril, quando registou -9.3% - tendo sofrido uma quebra mensal de 10.9 pontos percentuais e homóloga de 29.3 pontos percentuais.

placeholder

No que diz respeito aos líderes partidários com assento parlamentar, também estes registaram saldos de imagem negativos, o que significa que o número de portugueses que avalia negativamente a sua actuação se sobrepõe ao número dos que a avaliam positivamente.

O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, foi aquele que obteve o saldo de imagem mais baixo, -29.5%. Este político registou uma quebra mensal de 10.8 pontos percentuais e homóloga de 24.7 pontos percentuais.

Seguiu-se o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, com um saldo de -13.2%, descendo 6.9 pontos percentuais face a Setembro e 3.8 pontos percentuais relativamente a Outubro de 2010.

O líder do PS, António José Seguro, também não foi além de um saldo de -10.3%, descendo 7 pontos percentuais relativamente a Setembro.

O Primeiro-ministro e líder do PSD, Pedro Passos Coelho, registou a maior quebra mensal entre os líderes em análise. Com um saldo de imagem de -8.1%, este líder viu o seu saldo de imagem descer 18.2 pontos percentuais entre Setembro e Outubro.

Paulo Portas, líder do CSD-PP, foi o que apresentou o saldo de imagem menos negativo entre os líderes políticos com assento parlamentar, mas mesmo assim não ultrapassou -7%. Este valor correspondeu a um decréscimo de -7.8 pontos percentuais face a Setembro e de 5.6 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano anterior.

placeholder

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Social Media em Market Research

    Evento online, cujo tema é a utilização das redes sociais em extudos de mercado. Este evento tem a colaborção de Ray Poynter, especialista em Market Research e Insights

    29 de junho de 2021

    APODEMO em colaboração com a MRS

    formacao@apodemo.pt

  • QSP Summit

    Uma das mais relevantes conferências de Management e Marketing da Europa.

    1 a 2 de julho de 2021

    QSP - Consultoria de Marketing

    Exponor, Porto

    info@qspsummit.pt