eEurope: rumo à economia do conhecimento

O Conselho Europeu de Sevilha aprovou a Plano de Acção eEurope 2005, elaborado pela Comissão. O eEurope visa tornar a União Europeia na mais dinâmica e competitiva economia do conhecimento até 2010.

“Estimular serviços, aplicações e conteúdos seguros assentes numa infra-estrutura de banda larga amplamente disponível” – assim define a Comissão o eEurope 2005, cujos objectivos são os de “proporcionar um ambiente favorável ao investimento privado e à criação de emprego, impulsionar a produtividade, modernizar os serviços públicos e oferecer a todos a oportunidade de participarem na sociedade mundial da informação”.

Este Plano assenta em dois factores essenciais: por um lado, proporcionar serviços públicos online e um ambiente favorável aos negócios electrónicos e, por outro lado, no acesso generalizado da banda larga e na criação de infra-estruturas de segurança.

O Plano define que em 2005 a Europa deve ter serviços públicos online (administração pública, ensino e saúde), um ambiente dinâmico de negócios electrónicos e, como elementos determinantes para estes, disponibilidade generalizada de acesso em banda larga a preços competitivos e uma estrutura de informação segura.

Algumas das medidas que constam do eEurope são o desenvolvimento do eLearning (programa de ensino online), a criação de campus virtuais para todos os estudantes e investigadores, a criação de cartões de saúde electrónicos, o fornecimento de serviços de saúde online, que permitam, por exemplo, as teleconsultas, bem como a revisão da legislação no sentido de eliminar os factores que impedem as empresas de utilizar os negócios electrónicos.

Outras medidas ligadas à segurança, passam pela criação de uma task force para a cibersegurança ou a implantação de uma cultura de segurança nos produtos de informação e nas comunicações.

O documento completo eEurope 2005 pode ser consultado aqui.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Consumidores - Presente e Futuro

    Neste evento, em que se celebram os 50 anos da DECO, serão abordado entre outros temas, a inteligência artificial, as alterações climáticas e o futuro da Europa

    27 de maio de 2024

    DECO, coorganizado com a European Consumer Organisation

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

    50anos.deco.conferencia@deco.pt

  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org