Internet perde 8.4% de verbas publicitárias nos EUA

Apesar do investimento publicitário total dos Estados Unidos ter aumentado 2.3% no primeiro semestre de 2002, o investimento na Internet caiu 8.4% comparado com o mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa da Nielsen Monitor-Plus. As outras perdas foram registadas pelas revistas nacionais (1%) e pelo sector de TV independente (8.8%).

Por outro lado, segundo a publicação Adweek, os investimentos publicitários nos jornais locais cresceram 9%; na TV latina, o crescimento foi de 6.7% (influenciado pelo Mundial 2002), as networks (cadeias nacionais) cresceram 5.6% e TV por cabo, TV local e rádio registaram acréscimos entre 1% e 3%.

Estes indicadores revelam que a Internet ainda não se assumiu claramente como veículo publicitário. Uma das razões pode ter a ver com a falta de instrumentos de planificação e com o desconhecimento deste novo meio.

Em Portugal os valores de investimento não são conhecidos, mas admite-se que a tendência seja semelhante à verificada em outros mercados. A Marktest trabalha activamente no projecto NetPanel para produzir ainda este ano dados sobre a utilização da Internet no local de trabalho e ao mesmo tempo disponibilizar ferramentas de planeamento integradas no Marksel.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org

  • Q2024

    Esta conferência tem como tema "Estatísticas Oficiais como Pilar da Democracia"

    4 a 7 de junho de 2024

    INE e Eurostat

    Centro de Congressos do Estoril, Estoril

    q2024@leading.pt