Noticiários da Noite em Agosto

Todos os dias, pelas 20H00 as principais estações de televisão apresentam os seus blocos noticiosos: o Telejornal na RTP1, o Jornal da Noite e Jornal da Noite Fim de Semana na SIC, e o Jornal Nacional na TVI.

Em Agosto, o Jornal Nacional da TVI lidera, registando 11.7% de audiência média e 32.0% de share de audiência. O Jornal da Noite da SIC obtém 10.9% de audiência média e 29.3% de share de audiência e o Telejornal (RTP1) regista 10.0% de audiência média e 28.0% de share. O Jornal da Noite - Fim de Semana obteve durante o mês de Agosto 9.7% de audiência média e 28.5% de share de audiência. Apesar de haver esta distinção nos Jornais da Noite da SIC, ao longo desta análise iremos referir-nos genericamente ao Jornal da Noite da SIC, quer seja emitido durante a semana ou durante o fim de semana.

Apesar de os três blocos noticiosos terem níveis de audiência média muito próximos ao longo da maior parte do mês, o Jornal da Noite da SIC lidera os ratings durante 16 dias do mês de Agosto. O Telejornal da RTP1 lidera as audiências em 9 dias e o Jornal Nacional da TVI em apenas 5. No dia 8 de Agosto os 3 blocos noticiosos estiveram quase “colados” em termos de audiências, registando-se um empate na liderança, entre a TVI e a SIC, cujos Jornais obtiveram cada um 8.4% de audiência média.

No Telejornal da RTP1 registam-se principalmente dois grandes aumentos de audiência média: um no dia 17 de Agosto e outro no dia 24 de Agosto. No dia 17, este aumento deveu-se à transmissão do Jogo de Futebol da Superliga “Boavista vs Benfica” a partir de cerca das 19H, sendo que as audiências permaneceram na RTP1 finda a partida de Futebol. No dia 24 de Agosto, um domingo (assim como o dia 17) a RTP1 atrasou também a transmissão do Telejornal, desta vez para dar lugar ao Jogo de Futebol da Superliga “E. Amadora vs F.C. Porto”, que teve início também por volta das 19H.
Em ambos os casos o Telejornal da RTP1 assimilou grande parte da diminuição dos blocos noticiosos dos restantes canais.

No dia 31 de Agosto registou-se um aumento muito significativo do Jornal Nacional da TVI, que se ficou a dever ao início de mais uma transmissão do Big Brother. Os portugueses, na antecipação de mais uma estreia deste Reality Show substituíram em parte os Jornais dos restantes canais para acompanhar este fenómeno.

Se analisarmos o desempenho destes programas com o dos respectivos canais (Coeficiente Alpha *), vemos que todos têm um desempenho positivo (acima de 100), mas é o Telejornal da RTP1 o mais eficiente, ao registar sempre um coeficiente Alpha positivo e na grande maioria das vezes muito superior ao dos programas seus concorrentes.

* O Coeficiente Alpha compara a audiência do programa com a audiência do canal. Veja nota metodológica.



Nota Metodológica:

Avalia a eficiência do evento, isto é, a relação entre o total de minutos contactados e o total de minutos emitidos, reflectindo o contributo daquele evento para os níveis de audiência do canal.

= 100: O suporte/evento em análise apresenta um peso equivalente à média global do respectivo canal.

< 100: O suporte/evento apresenta um desempenho inferior à média global do canal.

> 100: O suporte/evento contribui positivamente para o desempenho global do respectivo canal, dado apresentar uma audiência média superior à média global do canal.


Exemplo

ProgramaAlf%
Evento C294.9

Poderemos concluir que o Evento C contribui positivamente para o desempenho do respectivo canal, dado apresentar uma audiência média quase três vezes superior à do canal.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Asia Pacific 2020 - Insights Festival

    Evento ESOMAR, em parceira com o MRSI (Market Research Society India), com o tema D.R.I.V.E - DATA, Research, Insights, Vision e Excellence. Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento terá apenas transmissão online.

    2 e 3 de novembro de 2020

    ESOMAR

    events@esomar.org

  • Sustainability Summit 2020

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    5 de novembro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk