Audiências dos Jornais à hora de almoço

placeholderÀ uma da tarde as televisões apresentam os seus jornais da hora de almoço: Jornal da Tarde na RTP1, Primeiro Jornal na SIC e TVI Jornal - Almoço na TVI.

Em Julho, o Jornal da Tarde da RTP1 lidera, registando 7.7% de audiência média e 39.1% de share de audiência. O Primeiro Jornal da SIC obtém 7.2% de audiência média e 35% de share de audiência e o TVI Jornal - Almoço regista 4.8% de audiência média e 23.9% de audiência média.

placeholder

Apesar dos programas da RTP1 e da SIC estarem próximos em termos de audiência média, o jornal da RTP1 liderou em 24 dos 31 dias de Julho e o da SIC nos restantes oito.

Curioso é o facto das grandes quebras de audiência do Jornal da Tarde serem “assimiladas” pelo Primeiro Jornal da SIC, que regista aí os seus melhores momentos do mês. Já o inverso não se verifica de forma tão expressiva, tendendo a audiência da SIC a repartir-se pelos outros dois canais.

A 1ª grande quebra do Jornal da Tarde na RTP1, no dia 6 de Julho, deve-se ao facto de ter sido transmitido fora do horário: este bloco noticioso foi antecipado para dar lugar à transmissão em directo do Grande Prémio de França de Fórmula 1 (que teve início sensivelmente às 13H). O mesmo se passou no dia 20, quando a RTP1 antecipou a emissão do Jornal da Tarde para dar lugar ao Grande Prémio de Inglaterra de Fórmula 1 às 13H. Note-se que ambos os casos tiveram lugar a um Domingo.

Se analisarmos o desempenho destes programas com o dos respectivos canais (Coeficiente Alpha *), vemos que todos têm um desempenho positivo (acima de 100), mas é o jornal da RTP1 o mais eficiente, ao registar sempre um coeficiente Alpha positivo e na grande maioria das vezes muito superior ao dos programas seus concorrentes.

placeholder

* O Coeficiente Alpha compara a audiência do programa com a audiência do canal. Veja nota metodológica.



Nota Metodológica:

Avalia a eficiência do evento, isto é, a relação entre o total de minutos contactados e o total de minutos emitidos, reflectindo o contributo daquele evento para os níveis de audiência do canal.

placeholder = 100: O suporte/evento em análise apresenta um peso equivalente à média global do respectivo canal.

placeholder < 100: O suporte/evento apresenta um desempenho inferior à média global do canal.

placeholder > 100: O suporte/evento contribui positivamente para o desempenho global do respectivo canal, dado apresentar uma audiência média superior à média global do canal.


Exemplo

ProgramaAlf%
Evento C294.9

Poderemos concluir que o Evento C contribui positivamente para o desempenho do respectivo canal, dado apresentar uma audiência média quase três vezes superior à do canal.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt

  • Equality Summit 2024

    16 de maio de 2024

    MRS - The Market Research Society

    Londres, Inglaterra

    info@mrs.org.uk