Penetração de Telemóvel em Portugal

A taxa de posse/utilização de telemóvel dos portugueses com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos situa-se, actualmente, nos 79.5%, de acordo com os últimos indicadores do Barómetro Telecomunicações (Julho de 2003) da Marktest. Numa análise relativa ao agregado familiar, verifica-se que existe uma tendência forte para a ligação dos telemóveis à mesma operadora móvel (62.2%).

Nos últimos cinco anos anos, a taxa de penetração de telemóvel cresceu cerca de 84.7% junto do universo em análise, embora o maior crescimento deste indicador se tenha verificado de 2000 para 2001 (13.7%). Na análise mensal de 2003 (Janeiro a Julho), verifica-se um crescimento na ordem dos 3%, dando assim continuidade à tendência evolutiva positiva deste indicador.

Em Julho útlimo, a taxa de posse/utilização de telemóvel junto dos indivíduos do sexo masculino é de 86% enquanto que junto das mulheres este indicador situa-se mais abaixo, nos 73.1%.

Ainda numa análise mensal de Janeiro a Julho de 2003 e relativamente à relação operadora móvel vs agregado familiar , verifica-se uma correlação forte, uma vez que a ligação dos telemóveis no mesmo agregado familiar à mesma operadora móvel se situa acima dos 60%.

Esta análise foi realizada com base no estudo regular da Marktest sobre o sector das telecomunicações - Barómetro Telecomunicações. Este estudo é realizado mensalmente junto do universo de indivíduos residentes em Portugal Continental e Ilhas com idades compreendidas entre os 15/64 anos. Os resultados mensais são apresentados na base do trimestre móvel.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa