Perfil dos Utilizadores de Internet Banking

A Marktest divulgou recentemente os resultados do NetPanel para o Internet Banking de Julho, resultados esses já analisados na semana que passou. No entanto, surge a necessidade de caracterizar os utilizadores deste serviço: quem são afinal os utilizadores do serviço de Internet Banking? A que classes sociais é que pertencem? Que idades têm? Nesta notícia iremos responder a todas estas questões.


Fonte: Netpanel - painel de Cibernautas

Relativamente ao sexo, podemos verificar que os utilizadores deste serviço são maioritariamente Homens (72.9%), sendo que esta tendência se vem mantendo ao longo dos últimos seis meses. Foi também no Mês de Julho que as Mulheres tiveram um maior peso no total de utilizadores, atingindo os 27.1%.

Em Julho, os principais utilizadores de Internet Banking são os indivíduos com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos (32.5%), seguidos dos Jovens dos 15 aos 24 anos (26.5%). No entanto, não é esta a situação verificada nos restantes meses em análise, em que o peso dos indivíduos com idades compreendidas entre os 35 e os 44 anos ultrapassa claramente a faixa etária mais jovem (15-24).


Fonte: Netpanel - painel de Cibernautas

Os utilizadores deste serviço pertencem maioritariamente às classes mais altas (classe alta e média alta), representando esta classe 53.8% do total de utilizadores no mês de Julho. As classes C1 e C2/D encontram-se bastante equiparadas em termos de peso de utilizadores de Internet Banking (situando-se a classe C1 ligeiramente mais acima), sendo que ambas têm regularmente pesos na ordem dos 20%. Em Julho, a classe C1 tem um peso de 25.1%, face aos 21% das classes C2/D.


Fonte: Netpanel - painel de Cibernautas

A Grande Lisboa é a região a que mais utilizadores pertencem, assumindo uma posição de liderança clara face às restantes regiões. Em Julho, o peso da Grande Lisboa é de 36.5%, sendo que a 2ª região com maior peso é o Litoral Centro com apenas 16.1%. Seguem-se o Litoral Norte (15.2%), o Grande Porto (13.6%), o Interior Norte (10.7%) e a Região Sul (7.8%).


Fonte: Netpanel - painel de Cibernautas

Esta análise foi elaborada a partir do Relatório NetPanel - Banca da Marktest de Julho de 2003.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa