Investimentos na Rádio em Julho

A publicidade emitida pelas rádios nacionais ultrapassou, no mês de Julho, os 15 milhões de euros. Com um total de 69484 inserções repartidas pelas diversas estações, foram emitidos cerca de 1.6 milhões de segundos de publicidade neste meio.

A repartição da publicidade em Rádio pode ser avaliada de duas formas distintas: através dos períodos horários em que houve mais publicidade; ou através da análise das estações de rádio que reuniram uma maior fatia do “bolo” publicitário.

Em termos de divisão do investimento por períodos horários, se analisarmos o quadro representado abaixo podemos observar que cerca de 42.2% do total investido em Julho na Rádio (6.5 milhões de euros) destina-se a publicidade emitida no período da manhã (entre as 07H30 e as 12H00). O 2º período horário com maior nível de investimento é o período compreendido entre as 16H30 e as 18H30, período em que tradicionalmente grande parte dos portugueses estão a terminar o seu dia de trabalho e iniciam o seu percurso para casa.

Note-se que os períodos em que existem menores níveis de investimento publicitário neste meio são os períodos compreendidos entre as 20H00 e as 24H00, horário em que os portugueses assistem, na sua grande maioria, à Televisão. O nível de investimento “normal” é retomado no período da madrugada (entre as 00H e as 07H30).

Relativamente à captação de investimentos por parte das estações em si, podemos concluir que as Estações de Rádio com maior nível de investimentos em Julho são a TSF (4.3 milhões de euros) e a RFM (4.1 milhões de euros). Seguidamente, a Rádio Comercial captou 19% do investimento total efectuado em Rádio no mês em análise (2.8 milhões de euros) e a Rádio Renascença obteve 14% (2.2 milhões de euros) do investimento total.

Mais discretamente surgem a Rádio Cidade, o Rádio Clube Português e a Mega FM, com respectivamente 6%, 5% e 1% do total do investimento de Julho.

Esta análise foi efectuada com base no software e-radiotrack.com da MediaMonitor.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais