Paixão Clubística e Amor ao Futebol

placeholderNum estudo realizado pela Novadir (Grupo Marktest) para o Jornal Record, os portugueses mostraram muito interesse em acompanhar o desempenho da Selecção Nacional de Futebol, indicaram incontestavelmente Figo como o jogador referência da Selecção e mostraram um optimismo assinalável relativamente à posição que Portugal ocupará no próximo Europeu a realizar-se em 2004 no nosso país: a maioria não tem dúvidas de que a taça será nossa.

O estudo da Novadir foi efectuado entre os dias 21 de Março e 11 de Abril de 2002 junto de uma amostra de 1504 indivíduos (ver Ficha Técnica). À questão “Costuma acompanhar com muito, algum, pouco ou nenhum interesse a participação da Selecção Nacional nos campeonatos Europeu e Mundial?” os portugueses foram unânimes: dos 1504 inquiridos, apenas 46 afirmaram não ter “nenhum interesse” e 122 declararam acompanhar estes jogos com “pouco interesse”. 58% dos indivíduos afirmou acompanhar os jogos da Selecção com “muito interesse”, pelo que iremos analisar as características destes indivíduos em mais detalhe.



placeholder placeholder


Como se pode analisar pelos gráficos, apesar de haver alguma homogeneidade de respostas nas diferentes classes socio-económicas, pode-se notar alguma predominância de respostas no sentido de acompanhar estes jogos com muito interesse nos Homens, indivíduos entre os 15 e os 24 anos, estudantes e indivíduos pertencentes à classe média. As diferenças entre regiões não são significativas, nem entre indivíduos cuja preferência “clubística” seja o Benfica, o Sporting ou o Futebol Clube do Porto.

Relativamente ao jogador que é considerado uma referência na Selecção Nacional, as preferências foram maioritariamente (cerca de 68%) para Luís Figo, que se destaca em grande relevo dos restantes nomes. Eusébio e João Pinto, por sua vez, obtiveram cerca de 6% das preferências dos inquiridos.

No que diz respeito à classificação de Portugal no Europeu de 2004, onde estarãm em prova 16 Selecções, os portugueses mostram-se bastante optimistas: cerca de 30% dos inquiridos pensam que Portugal irá ficar em 1º lugar, 14% afirmam que Portugal irá obter o 2º lugar e 16% apontam para o 3º. Os restantes inquiridos têm opiniões mais dispersas pelas restantes classificações.



placeholder placeholder




Ficha Técnica:

O universo deste estudo é constituído por indivíduos de ambos os sexos, com 15 e mais anos de idade, residentes em Portugal continental e em lares com telefone fixo, simpatizantes de um clube desportivo.

A amostra é constituída por 1504 elementos, dos quais 52% são mulheres, representativa do universo em estudo e com uma distribuição proporcional à população do distrito tendo por base as variáveis sexo e idade.

A recolha foi realizada a partir dos escritórios da Novadir, entre os dias 21 de Março e 11 de Abril 2002.

Para um intervalo de confiança de 95%, a semi-amplitude máxima de erro é de +/- 2.53%.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais