A Escolaridade dos Portugueses

A escolaridade dos portugueses continua a ser muito baixa, revelam os resultados do recenseamento da população realizado pelo INE em 2001. 35% da população portuguesa detém o 1º ciclo do ensino básico e 14.4% não detém qualquer nível de ensino. Isto significa que cerca de metade da população portuguesa tem apenas a instrução primária ou nem isso.

Apenas 27.3% dos portugueses têm um nível de instrução superior ao ensino obrigatório em Portugal, o 3º ciclo do ensino básico ou 9º ano de escolaridade. Com uma instrução média (bacharelato) e superior temos 11.3% da população, sendo que destes 44% são do sexo masculino e 56% do feminino.

Observando os níveis de escolaridade dos homens e das mulheres em Portugal, verificamos que elas são em maior número quando se trata de deter ensino médio (bacharelato) e superior mas também o são quando se trata de não deter qualquer nível de ensino. No que diz respeito à instrução primária, nível de ensino mais frequente em Portugal, a representatividade do sexo masculino e feminino é muito aproximada.

Contas feitas, em Portugal no século XXI a percentagem de indivíduos que não tem qualquer escolaridade é maior do que a dos indivíduos com um nível médio (bacharelato) ou superior. E, dentro destes últimos, a maioria é do sexo feminino.



placeholder



placeholder



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais