Reach Semanal para o Meio Rádio

26 outubro 2004

Juntamente com os resultados da 3ª vaga do estudo Bareme-Rádio, a Marktest vai publicar pela primeira vez o indicador "Reach Semanal", que passará a acompanhar a publicação de resultados de cada edição deste estudo.

Este indicador permite saber quantos Portugueses ouvem rádio pelo menos uma vez por semana.

Na 3ª vaga de 2004 (Julho/Outubro), estima-se que 79,4% dos portugueses com 15 e mais anos, residentes no Continente, ouviram rádio pelo menos uma vez por semana, enquanto que 56,1% o fez diariamente (Audiência Acumulada de Véspera).

A publicação deste indicador tornou-se possível com a inclusão, no início de 2004, de uma pergunta sobre a escuta de rádio, por estação, no período de uma semana (7 dias).

O Reach Semanal já existe há muito tempo, nos países onde os estudos de audiência de rádio têm por base o preenchimento, durante uma semana, de um questionário onde se regista a escuta de rádio por período horário, estação e local. Em Portugal e noutros países, França por exemplo, utiliza-se a técnica da entrevista telefónica assistida por computador e as entrevistas são realizadas diariamente ao longo do período de recolha.

Assim, aos indicadores habituais (Audiência Acumulada de Véspera, Audiência Média, Share de Audiência e Tempo Médio de Audiência) junta-se agora o Reach Semanal.

A introdução deste indicador de cobertura semanal resulta da solicitação dos operadores das estações de rádio de âmbito nacional, que sentiam a necessidade de conhecer o alcance do meio e das sua estações, num período de sete dias.

Relativamente à 3ª vaga de 2004 do Bareme-Rádio, importa salientar que a recolha de informação decorreu a partir de meados do mês de Julho, foi interrompida em Agosto e retomada em Setembro. Sendo uma vaga um pouco atípica na recolha, por não ser contínua e por se realizar nos períodos associados a férias e a acontecimentos de lazer (factores com especial relevo este ano), existe a possibilidade desses factores terem influenciado os resultados obtidos, especialmente no caso do indicador "Audiência Acumulada de Véspera".

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais