Observatório Mcom
Grupo Marktest,  28 outubro 2004

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
placeholder Na semana que decorreu entre 11 e 17 de Outubro, a TVI registou 32.0% de share de audiência, a SIC obteve 27.0%, a RTP1 24.6%, a 2: 4.3% e o video e outros canais 12.1%.

O reality show da TVI, Quinta das Celebridades, mantém-se em primeiro lugar, tendo sido o programa mais visto da semana, com 22.4% de audiência média e 50.3% de share de audiência, logo no 14 Outubro. Em segundo lugar está também o Directo deste programa de dia 17, quando obteve 18.9% de audiência média e 54.7% de share de audiência. O jogo Portugal x Rússia, que a RTP1 emitiu dia 13 colocou-se em erceiro lugar, com 18.6% de audiência média e 42.9% de share de audiência. A quarta posição é ocupada pelo Jornal Nacional da TVI, de dia 12, com 15.9% de audiência média e 36.6% de share de audiência. O jogo Estorial x Sporting, que passou dia 16 na TVI registou 14.4% de audiência média e 38% de share de audiência e foi o quinto programa mais visto da semana.

Na lista dos dez programas com maior audiência nesta semana, todos são produções nacionais. Contamos ainda três programas de informação, dois jogos de futebol, dois reality shows, duas novelas (Baía das Mulheres, e Morangos com Açucar - Férias de Verão, da TVI) e uma série (Inspector Max, da TVI). A TVI foi responsável pela emissão de sete programas deste top, a RTP1 por dois (Portugal x Rússia e Telejornal de dia 13) e a SIC por um (Jornal da Noite de dia 11). A grande alteração desta semana prende-se assim com a saída do top 10 dos programas de humor, presença constante nas últimas semanas.



Notícias TV
placeholder Na semana em análise, a RTP1 foi, dos quatro canais generalistas, o que assegurou a maior oferta de informação regular, sendo responsável por 32.3% da emissão noticiosa (em duração). A TVI garantiu 27.3% da informação total, a SIC 26.0% e a 2: 14.4%.





Publicidade TV
placeholder Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela esteve perto dos 32 milhões de euros, descendo face às semanas precedentes. A TVI assegurou 46.2% deste montante, a SIC 35.2% e a RTP1 18.6%.

A Vodafone subiu novamente ao primeiro lugar da tabela de marcas com maior volume publicitário na televisão, seguida da PT Comunicações e do Jumbo. A Procter & Gamble mantém-se como o maior anunciante do período, seguido da Leverelida e da Portugal Telecom.

No Top agências, a McCann Erickson foi a agência que mais investimento assegurou em televisão nesta semana, seguida da Euro RSCG e da J. Walter Thompson.



Internet
placeholder Na semana em análise, 903 mil utilizadores únicos acederam à Internet, evidenciando um pequeno aumento relativamente à semana anterior.

O seu tempo de navegação repartiu-se pelos domínios de topo .pt (47.9%) e .com (38.6%). Os restantes domínios de topo representaram na semana 13.5% do tempo dedicado a este meio.



placeholder No top dos cinco domínios com mais utilizadores únicos, o sapo.pt continua na liderança, com 525 mil utilizadores únicos no período, seguido do msn.com, que obteve 458 mil utilizadores únicos. O google.pt também se mantém no terceiro lugar, com 426 mil utilizadores únicos, seguido dos domínios passport.com, que também se mantém, com 371 mil utilizadores únicos, e do clix.pt, com 258 mil utilizadores únicos, que entra novamente para o top 5.







Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais