Ler jornais na net em Setembro

Grupo Marktest,  28 outubro 2004

Quase metade dos internautas de Setembro consultaram nesse mês sites de jornais ou sites de notícias portugueses, a partir dos seus lares, segundo os resultados do Netpanel meter da Marktest.

Em Setembro, foram 626 mil os portugueses de 4 e mais anos que em suas casas navegaram na internet em sites de jornais ou em sites de notícias portugueses. Este número representa 48.8% do total de indivíduos que nesse mês acederam à Internet a partir de casa.

Por dia, uma média de 126 mil utilizadores únicos acedeu a estes sites no mês de Setembro, visitando mais de 45 milhões de páginas, uma média de 72 por utilizador. O tempo total de navegação deste período atingiu as 695 mil horas, uma média de uma hora e sete minutos por utilizador.

Estes números, representam um acréscimo mensal de 2.5% no número de utilizadores únicos, aumento mais notório nos outros indicadores - a média diária de utilizadores cresceu 18.9% relativamente ao mês anterior, as páginas visitadas aumentaram 20%, o tempo total de navegação cresceu 23.4% e o tempo médio diário teve um acréscimo de 27.6%.

Dentro dos sites portugueses de jornais ou de notícias, o Público online foi o mais visitado no mês de Setembro, por 196 mil utilizadores únicos. No ranking de jornais ou sites de notícias mais visitados na web, A Bola mentém-se em segundo lugar, com 177 mil visitantes únicos e o Record online mantém-se igualmente no terceiro lugar, com 168 mil utilizadores únicos. O quarto lugar pertence este mês ao Expresso online, que recebeu 137 mil visitantes, o que posicionou o Jogo online em quinto lugar, com 121 mil utilizadores únicos.

Na lista dos jornais ou sites de notícias mais visitados em Setembro, todos os títulos registam subidas em relação a Agosto, excepto O Jogo online, que baixou 7.6%. As maiores subidas foram protagonizadas pelo noticias.clix.pt, que sobe 33.3% e ocupa a 13ª posição com 48 mil utilizadores únicos, pelo pcguia.xl.pt, que cresce 26.7% e se posiciona em 16º lugar com 38 mil utilizadores únicos, e pelo www.negocios.pt, que aumenta 20.6% e se coloca na 15ª posição com 41 mil utilizadores únicos.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais