Visitar televisões online em Outubro

Grupo Marktest,  2 dezembro 2004

Em Outubro, os sites de televisões nacionais ou estrangeiras receberam 620 mil visitantes diferentes, de acordo com os resultados do Netpanel meter da Marktest.

Durante o mês de Outubro, 620 mil residentes no Continente com 4 e mais anos acederam a sites de televisões, quando navegaram em suas casas na internet. Este número corresponde a 48.5% dos internautas do período e a um aumento de 6.9% relativamente ao mês anterior.

Nesse mês, foram 92 000 os portugueses que em média, por dia, visitaram estes sites, mais 5.7% do que no mês anterior. Visitaram mais de 15,6 milhões de páginas destes sites, um acréscimo de 16.7% relativamente a Setembro.

Neste período, o tempo total de navegação superou as 293 mil horas, menos 2% do que no mês anterior, uma média de 9 472 horas por dia (menos 5.2% do que em Setembro) e de 28 minutos por utilizador (menos 9.7% do que no mês anterior).

Relativamente ao mês de Setembro registou-se assim aumento ao nível do número de utilizadores e páginas visitadas e diminuição do tempo despendido, o que significa que aumentou a velocidade de acesso ou consulta às páginas destes sites. Se em Setembro a média de páginas vistas deste tipo de sites se situou nas 45 por hora, em Outubro viram-se 53 páginas por hora.

Estes internautas preferiram os sites de canais portugueses, que receberam 419 mil utilizadores únicos (67.6% dos visitantes de Tvs online), face aos 134 mil utilizadores únicos que viram canais estrangeiros.

Nos últimos seis meses, foi em Junho que os canais estrangeiros online tiveram maior peso, quando receberam 199 mil utilizadores únicos, 36.6% dos visitantes de televisões online, tendo sido em Outubro que menor número de visitantes acolheram, com 134 mil, 21.6% do total deste tipo de sites.

Os canais da Tv Cabo foram os mais visitados em Outubro, com 324 mil utilizadores únicos, a SIC online posicionou-se em segundo lugar, com 311 mil visitantes diferentes e a terceira posição foi ocupada pela TVI online, com 157 mil utilizadores únicos. A RTP, pelo seu lado, recebeu 129 mil utilizadores únicos e a Cabovisão foi visitada por 51 mil utilizadores únicos.

Uma análise por períodos horários mostra como as curvas de acesso à internet a partir do lar para visitar televisões online e as de audiência de televisão têm comportamentos relativamente diferentes, sendo de assinalar a tendência de baixa nas visitas de televisões online quando precisamente se regista o pico de audiência de televisão (no gráfico, medido em audiência total em milhares de indivíduos - ou seja, aqueles que contactam com o meio pelo menos durante um segundo) Também de referir, que no acesso a televisões online não se regista, como nas audiências de Tv, uma quebra tão acentuada de actividade durante o período da tarde, após a hora de almoço.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Também se utilizaram os dados de audiência de televisão para o mês de Outubro de 2004, da MediaMonitor. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa