Publicidade na Tv em Outubro

Grupo Marktest,  30 novembro 2004

Em Outubro, o investimento publicitário realizado em televisão ultrapassou ou 155 milhões de euros, a preços de tabela, de acordo com os dados da MediaMonitor.

Nesse mês foram exibidos na RTP1, 2:, SIC e TVI 64632 spots publicitários comerciais (excluindo por isso auto-promoções e publicidade institucional), numa duração média diária perto das 4 horas e meia por canal.

O valor do investimento a preços de tabela superou ou 155 milhões de euros, mais 4.3% do que no mês anterior e mais 4% do que no mesmo mês de 2003.A TVI foi responsável pela captação de 47.0% deste montante, a SIC de 35.2% e a RTP1 de 17.8%, o que não difere muito da situação verificada em Outubro do ano passado.

A Reckitt Benckiser foi o maior anunciante do período, com um investimento superior a 6 milhões de euros, 4% do total do meio. O segundo maior anunciante de televisão foi a Procter & Gamble, com 5,7 milhões de euros e o terceiro lugar é ocupado pelo Modelo Continente Hipermercados, com um volume de 5,3 milhões de euros. Em conjunto, estes três anunciantes representam 11% do investimento que foi realizado em televisão nesse mês. Metade do volume total foi concentrado em 28 anunciantes.

Numa análise para os primeiros 10 meses do ano, o investimento publicitário em televisão ascende a mais de 1,4 mil milhões de euros, mais 13.6% do que em igual período do ano anterior. Relativamente a 2003, registaram-se aumentos em todos os meses deste ano. Mas foi em Agosto que o crescimento foi maior, com um aumento de 32.4% relativamente ao mesmo mês do ano anterior. Ainda assim esse foi o mês que menos publicidade atraiu em ambos os anos. Em Abril também se registou um aumento importante face a 2003, de mais 28.9% e esse foi o segundo mês que em 2004 conseguiu captar mais investimento publicitário até ao momento. Em 2004, a maior fatia do bolo publicitário televisivo, até agora, foi observada em Maio, com um volume de 167 milhões de euros.

Esta análise foi realizada com recurso ao software Videotrack da MediaMonitor.Os valores apresentados referem-se a preços de tabela e consideram apenas a publicidade comercial. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais