Imagem de Cavaco Silva baixa mas mantém-se positiva

Cavaco Silva, que viu o seu saldo de imagem baixar em Setembro, mantém-se como o líder político cuja actuação é melhor avaliada pelos inquiridos no Barómetro Marktest/DN/TSF.

Grupo Marktest,  6 outubro 2006

À excepção de Cavaco Silva, os resultados de Setembro do Barómetro Marktest/DN/TSF vieram mostrar ganhos no saldo de imagem de todos os outros líderes políticos. Francisco Louçã é o que obteve mais ganhos face ao período anterior (Julho). Em Setembro regista 9.3%, mais 4.7 pontos do que em Julho.

O Presidente da República é o líder cuja actuação é melhor avaliada, com um saldo de imagem de 39.8%, o que significa que a grande maioria dos inquiridos neste Barómetro avalia positivamente a sua actuação. De facto, em Setembro, 63.8% dos inquiridos neste Barómetro afirmaram ser positiva a actuação de Cavaco Silva, 9.5% afirmaram ser negativa e 26.7% não expressaram opinião.

O Primeiro-Ministro, José Sócrates, é agora o segundo líder com melhor avaliação, com um saldo de 14.7%, à frente do Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, que obtém um saldo de 13.8% em Setembro.

Francisco Louçã também regista avaliação positiva, com um saldo de 9.3%, seguido de Jerónimo de Sousa, cujo saldo de imagem é de 7.6%.

Com avaliação maioritariamente negativa encontram-se os líderes dos dois partidos de direita, Marques Mendes (PSD) e Ribeiro e Castro (CDS-PP). Apesar do seu saldo de imagem permanecer negativo, ambos assistiram, no entanto, a um aumento face a Julho.

Em Setembro, Marques Mendes obtém um saldo de -4.7% e Ribeiro e Castro de -16.5%.

Na evolução deste indicador desde Março de 2006, vemos como Cavaco Silva protagoniza a maior tendência de subida ao longo deste período, com o valor mais elevado a ser registado em Julho (42.3%).

Recorde-se que o Presidente tomou posse a 9 de Março de 2006. A um período inicial de avaliação positiva mas ainda "tímida", que durou cerca de três meses, seguiu-se um período de aumento deste indicador. O saldo de imagem de Cavaco Silva ainda não atingiu, no entanto, o valor registado por Jorge Sampaio, que, em Fevereiro, obteve 46.5%.

O saldo de imagem é obtido através do Barómetro Marktest/DN/TSF, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Este saldo resulta da diferença entre as opiniões que classificam positivamente a actuação do líder e as que a classificam negativamente, ponderada pelo peso das respostas expressas. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais