Ficção é super star da reentré televisiva

Segundo a análise da temporada de Outono de 2006 da Eurodata Tv, os programas de ficção lideram em número de estreias nos principais mercados televisivos.

Grupo Marktest,  19 outubro 2006

Nos nove países analisados pela Eurodata Tv (Alemanha, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Holanda, Suécia e Reino Unido), a ficção representa 32% dos novos programas estreados entre Junho e Setembro de 2006.

A Eurodata Tv contabiliza 733 novidades lançadas entre o início de Junho e 10 de Setembro de 2006 em nove dos principais mercados televisivos. A ficção, com 233 estreias nos países analisados, é o genéro com maior crescimento.

Ficção made in USA, séries e novelas, principais ingredientes para o sucesso em ficção televisiva

Desde a época 2004/2005 que as séries americanas têm conquistado todos os continentes. No Outono de 2006, o sucesso está nas crónicas judiciárias, de que programas como Standoff ou Justice são exemplo.

As telenovelas mostram igualmente ser um género de sucesso incontornável, agora adaptadas nos Estados Unidos a partir de versões sul-americanas. O exemplo é Ugly Betty, uma adaptação da ABC da novela colombiana Yo Soy Betty, la Fea, que liderou a tabela de programas daquela estação nesta época, com 16,1 milhões de espectadores e 14% de share de audiência junto dos indivíduos dos 18 aos 49 anos.

No divertimento, concursos e reality shows

Os concursos representam um quarto dos programas de divertimento estreados este Outono nos países analisados pela Eurodata Tv, um género que ressurge em força, ao mesmo tempo que os reality shows tendem a perder influência para a ficção. Os novos formatos de sucesso combinam elementos da vida real, com concursos, celebridades e valores positivos. Ao mesmo tempo, retornam ao écrã velhos formatos de sucesso, como a Roda da Fortuna ou Marathon des Jeux Tv em França e Preço Certo em Espanha.

Quanto aos reality shows, desenham-se três grandes tendências: tratamento de temas sociais, o coaching e a vida das celebridades. A família torna-se o elemento central da maioria dos reality shows, sobretudo numa perspectiva social. O programa Suche Familie na Alemanha (RTL 2) mostra avós solitários procurando famílias de adopção, conseguindo colocar-se entre os programas mais vistos entre os estreados nesta época naquele país.

Documentários e magazines em zonas interditas

Entre as estreias desta estação, contam-se 289 documentários ou magazines, dominados por programas de exploração na categoria de séries documentais.

Estes programas permitem sobretudo ao espectador seguir as personagens (heróis comuns ou glamorosos) através de locais inexplorados e de acesso restrito, onde nunca tinham chegado câmaras de televisão. O mistério é o elo de fidelização dos espectadores. Os documentários Bagdad ER (HBO) - que permite obter a experiência física e emocional das condições de guerra dos elementos da 86ª unidade de combate - ou 9/11 The Twin Towers - que convida os espectadores a entrar nas torres gémeas e a descobrir as histórias de doze pessoas cujas vidas foram irreversivelmente mudadas por esta tragédia - são exemplos desta tendência.

Criada pela Médiametrie, a Eurodata TV distribui informação de audiências e de programas em vários países, com base em parcerias com as empresas locais de audimetria. Em Portugal, a informação é fornecida pela Marktest Audimetria, a empresa do Grupo Marktest responsável pela recolha da informação de audiências de televisão. A Eurodata analisa os dados de audiência com base em software desenvolvido pela Markdata, a empresa do Grupo Marktest especializada no desenvolvimento de software de análise de media.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais