As audiências do Euro e dos Olímpicos

Grupo Marktest,  14 outubro 2004

Segundo uma análise da Eurodata TV, o Euro 2004 ganhou aos Jogos Olímpicos de Atenas em audiência, em vários países da Europa.

Jacques Braun, Director da Médiamétrie, declarou na abertura da Sportel (Feira de Desporto e Televisão, Mónaco, de 11 a 14 de Outubro) que "em 2004, os desaires dos favoritos nos maiores eventos desportivos não tiveram impacto nas audiências de televisão". Os dados da Eurodata TV indicam que, apesar da ampla cobertura, os Jogos Olímpicos não ultrapassaram os resultados de audiência do Euro 2004, especialmente na Europa.

O Euro 2004 registou recordes de audiência em vários países:

  • Na Alemanha, perto de 25 400 000 espectadores seguiram a final Grécia x Portugal na ZDT (share de audiência de 68.5%);
  • Em França, mais de 15 300 000 espectadores viram o jogo França x Suiça transmitido pela TF1 (59.9% de share de audiência);
  • Na Grécia, a final contra Portugal foi seguida por mais de 3 milhões de espectadores na ET1 (80.6% de share de audiência);
  • Em Portugal, este mesmo jogo foi seguido por mais de 5 milhões de espectadores na RTP1 (89.7% de share de audiência);
  • No Reino Unido, perto de 20 700 000 espectadores sintonizaram a partida entre a Inglaterra e Portugal transmitida pela BBC1 (72.5% de share de audiência)

Ainda que os Jogos Olímpicos tenham obtido resultados de audiência menos excepcionais que o Euro, também observaram audiências significativas, especialmente em algumas modalidades.

Para além da cerimónia de abertura, seguida tradicionalmente por muitos espectadores, outros eventos também foram um sucesso de audiências: em Itália, mais de 7 milhões de espectadores sintonizaram a RAI2 para ver a segunda parte do jogo Paraguai x Itália (39.9% de share de audiência) e em Espanha perto de 3 700 000 espectadores assistiram ao encontro de basket entre EUA e Espanha na TVE1 (38.6% de share de audiência).

Alguns dos resultados das principais modalidades foram os seguintes:

Criada pela Médiametrie, a Eurodata TV distribui informação de audiências e de programas em vários países, com base em parcerias com as empresas locais de audimetria. Em Portugal, a informação é fornecida pela Marktest Audimetria, a empresa do Grupo Marktest responsável pela recolha da informação de audiências de televisão. A Eurodata analisa os dados de audiência com base em software desenvolvido pela Markdata, a empresa do Grupo Marktest especializada no desenvolvimento de software de análise de media.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais