A Internet em Setembro

Grupo Marktest,  14 outubro 2004

Em Setembro, cerca de 1,3 milhões de portugueses utilizaram a Internet a partir do lar, segundo os dados do Netpanel meter da Marktest.

Em média, por dia, 471 000 indivíduos com 4 e mais anos utilizaram a internet a partir do lar durante o mês de Setembro. No total, foram consultadas mais de mil milhões de páginas, tendo o tempo de navegação mensal superado as dez milhões de horas, uma média de 349 mil horas por mês e 8 horas e 10 minutos por utilizador. O mês de Setembro registou em todos os indicadores um aumento relativamente à situação verificada nos dois últimos meses. O número médio diário de utilizadores subiu 18.6% relativamente a Agosto, as páginas visitadas tiveram um acréscimo de 10.6% e o tempo de navegação foi 15.4% acima do mês anterior.

Em Setembro, o domínio sapo.pt mantém-se no top de utilizadores únicos, com 896 mil. O domínio msn.com segue igualmente na segunda posição, com 805 mil utilizadores únicos, e domínio googgle.pt, com 728 mil, ocupa a terceira posição. O passport.com, com 647 mil utilizadores únicos está na quarta posição, antes do domínio clix.pt, que se posiciona em quinto lugar, com 570 mil. Para além dos motores de busca, portais e sites de email que são presença habitual neste top, é também de salientar a presença neste ranking de domínios como a mytmn.pt (265 mil utilizadores únicos, na 13ª posição), min-edu.pt (255 mil, na 14ª posição), cgd.pt, (247 mil, na 15ª posição), millenniumbcp.pt (191 mil, na 19ª posição) e tvcabo.pt (201 mil, na 20ª posição).

Em número de utilizadores únicos, o domínio min-edu.pt foi aquele que, na lista dos 20 mais, registou um maior crescimento face ao mês anterior, com 46.6%, dado que este período coincidiu com o tão polémico concurso de colocação de professores. Pelo contrário, o domínio ig.com.br foi o único desta tabela a registar uma ligeira quebra, de 0.9%, face a Agosto.

Quanto ao número de páginas visitadas, o top 20 continua, pelo segundo mês consecutivo, encabeçado pelo domínio google.pt, que regista mais de 59 milhões. O msn.com subiu para a segunda posição, registando perto de 58 milhões e o sapo.pt desceu para a terceira posição, com 53 milhões de páginas visitadas. Destaque novamente para o domínio cgd.pt, que surge agora na 6ª posição, com 19 milhões de páginas visitadas. Ainda de referir, os domínios min-edu.pt (8ª posição), record.pt (10ª posição), abola.pt (11ª), mytmn.pt (12ª), millenniumbcp.pt (14ª), entre outros. Ao contrário do top de utilizadores únicos, ao nível das páginas visitadas surgem mais entidades empresariais nos primeiros lugares do top.

Neste mês há a destacar o domínio acessoensinosuperior.pt, que, na tabela dos 20 domínios com mais páginas visitadas, é o que mais cresce em Setembro, mais que quintuplicando o valor de Agosto (regista 6 milhões de páginas visitadas e crescimento de 431.8%) e entra directamente para o 20º lugar deste top. Pelo contrário, o domínio abola.pt foi o único desta lista que registou uma pequena quebra, de 4.9%, relativamente a Agosto.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, o estudo que analisa o comportamento dos portugueses na utilização da Internet, a partir de um painel de utilização doméstica. Consulte-nos para mais informações sobre este estudo.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais