Prioridade Máxima Governativa

Grupo Marktest,  14 outubro 2004

Desde o ínício de 2004, para a população de Portugal Continental com mais de 18 anos que respondeu às questões colocadas pelo Barómetro Político Marktest/DN/TSF, as duas principais prioridades governativas têm sido as listas de espera na saúde e o combate ao desemprego.

O combate ao desemprego esteve sempre em primeiro lugar, enquanto prioridade máxima governativa (chegando a obter 34.7% de referências em Março). No entanto, esta prioridade no último mês perdeu alguma relevância, dando lugar às listas de espera na saúde (com 29.7% de referências em Setembro).

O equilíbrio das contas públicas também tem sido uma preocupação crescente para os portugueses. Esta prioridade obteve 11.3% de referências em Setembro e foi ao longo do ano a terceira prioridade governativa mais referida, excepto em Maio, em que a melhoria da qualidade da educação foi a terceira prioridade governativa mais referida (com 11.7% de referências -apenas mais 0.5 pontos percentuais, em relação à anteriormente referida).

Em Setembro, a quarta principal medida considerada pelos inquiridos foi a melhoria na qualidade da educação. Este medida tem vindo a ganhar relevância desde Junho, chegando a Setembro com 11.7% de referências.

Houve ainda 11.5 % que considerou outras prioridades e 7.3% não respondeu ou não soube responder à questão.

O Barómetro Político Marktest/DN/TSF é um estudo da Marktest. Consulte aqui a Ficha Metodológica.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais