Lares com ligação à internet aumentam 17 vezes em nove anos
Segundo os dados do estudo Bareme Internet da Marktest, o número de lares com ligação à internet aumentou mais de dezassete vezes entre 1997 e 2006.
Grupo Marktest,  17 outubro 2006
placeholder

A primeira vaga de 2006 do Bareme Internet contabiliza 1 352 mil lares em Portugal Continental onde existe ligação à internet, um número que representa 38.6% do universo de lares em estudo.

O número de lares onde existe ligação à internet tem aumentado sistematicamente nos últimos anos, passando de 2.2% em 1997 para os 38.6% agora verificados - dezassete vezes e meia mais do que naquela data.

placeholder

Na análise deste indicador, a classe social é a variável mais dicriminante, pois é a que revela maiores diferenças de comportamento entre os lares.

A ligação à internet em casa é maioritária junto dos lares das classes alta - 85.0% estão ligados à rede. Na classe média alta e na classe média, os lares conectados são igualmente maioritários, 71.1% e 54.1%, respectivamente. Pelo contrário, apenas 32.2% dos lares da classe média baixa e 7.5% dos da classe baixa possuem ligação à internet em casa.

A idade média do agregado familiar e o número médio de pessoas no lar também revelam diferenças significativas.

Enquanto entre os lares com uma ou duas pessoas apenas 20.0% possui ligação à internet, a maioria dos de maior dimensão (54.5%) tem acesso à rede.

As menores diferenças são encontradas na análise por região, embora os lares da Grande Lisboa, Grande Porto e Litoral Centro apresentem valores acima da média do universo.

placeholder

Uma análise do perfil dos lares com ligação à internet mostra ainda que 45.4% deles se localizam nas regiões da Grande Lisboa ou do Litoral Centro, 76.1% têm mais de duas pessoas, 81.2% têm uma idade média até 45 anos e 56.8% pertencem às classes sociais média alta ou média.

A análise realizada teve como base os resultados do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos, tendo a recolha de informação decorrido no primeiro trimestre de 2006. Contacte-nos se deseja adquirir este estudo ou se pretende mais informações sobre o assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt