Sete milhões de leitores de jornais ou revistas
Os dados da terceira vaga de 2006 do estudo Bareme Imprensa da Marktest mostram como 7 milhões de portugueses contactam com a imprensa.
Grupo Marktest,  1 fevereiro 2007

placeholderOs dados da terceira vaga de 2006 do estudo Bareme Imprensa da Marktest mostram que sete milhões de portugueses contactam com a imprensa.

O Bareme Imprensa contabiliza 7 110 mil residentes no Continente com 15 e mais anos que, no período de Setembro a Dezembro de 2006, leram ou folhearam jornais ou revistas, o que representa 85.5% do universo em estudo.

Face ao período homólogo do ano passado, este número representa um pequeno decréscimo de 0.6%, quando o indicador apresentava um valor de 86.0%.

A audiência média de imprensa cifrou-se, no mesmo período, em 70.2%, percentagem de portugueses que leu ou folheou a última edição de um qualquer título de imprensa estudado no Bareme Imprensa. Este valor apresenta um decréscimo de 2.8% face ao período homólogo do ano anterior quando se situava em 72.2%.

Os jornais são mais lidos do que as revistas. Os leitores de jornais representam 80.7% do universo estudado pelo Bareme Imprensa, ao passo que os leitores de revistas representam 69.4%. .

Os jornais registam igualmente maior audiência média que as revistas, 58.7% e 50.2%, respectivamente.

Os quadros médios e superiores são o target que observa maior audiência de imprensa, pois 98.7% deles costuma ler ou folhear um título de imprensa analisado neste estudo. Os homens, os jovens entre os 18 e os 24 anos, os indivíduos das classes sociais alta e média alta, os estudantes e os residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto apresentam também valores acima da média. Os reformados e pensionistas, as domésticas os indivíduos com mais de 64 anos e os pertencentes à classe social baixa, pelo contrário, evidenciam hábitos de leitura de imprensa abaixo da média do universo.

placeholder

O Bareme Imprensa é o estudo regular da Marktest que analisa os hábitos de audiência de imprensa dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • De momento não há acontecimentos em agenda.