Partido Socialista baixa mas mantém-se líder das intenções de voto
No primeiro Barómetro Marktest/DN/TSF de 2007, o Partido Socialista desce, mas mantém-se em primeiro lugar no que respeita às intenções de voto para as legislativas.
Grupo Marktest,  30 janeiro 2007

placeholder Do total de residentes em Portugal com mais de 18 anos que responderam à sondagem da Marktest, 42.7% referiu como intenção de voto o PS. Este valor representou um decréscimo de 1.6% relativamente aos dados apresentados em Novembro de 2006 (data do último Barómetro Político).

Também o PSD, apesar da ligeira quebra (-0.4%), manteve o segundo lugar, com uma intenção de voto de 28.4%.

A coligação CDU foi a que apresentou a maior descida entre Novembro de 2006 e Janeiro de 2007, com uma quebra na intenção voto na ordem dos -10.7%. Ainda assim, manteve a terceira posição na preferência de voto dos entrevistados, com 9.2%.

O Bloco de Esquerda também manteve a quarta posição (com 8.3%), sendo no entanto um dos dois partidos a verificar uma subida em termos de intenção de voto (1.2% entre Novembro e Janeiro).

Já o CDS-PP, apesar de manter o último lugar, protagonizou a maior subida percentual ao alcançar em Janeiro 7.3% de intenção de voto, o que significou uma subida de 33.3%.

placeholder

Observando os dados tendo em conta o escalão etário verifica-se que, apesar de não haver alterações nas duas primeiras posições, entre os 18 e os 34 anos, o terceiro partido com maior intenção de voto é o Bloco de Esquerda. Já entre a população acima dos 55 anos, a terceira preferência vai para o CDS-PP.

Por região Marktest também é possível observar algumas diferenças, comparativamente aos resultados gerais.

Na Grande Lisboa e Grande Porto, o Bloco de Esquerda (BE) apresenta-se como a terceira força política relativamente à intenção de voto. Já no Litoral Centro, este partido fica em último, cabendo a terceira posição ao CDS-PP. O CDS-PP também ocupa a terceira posição no Interior Norte, deixando em quarto e quinto lugar, respectivamente, o Bloco de Esquerda a coligação CDU.

placeholder

O Barómetro Marktest/DN/TSF é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Social Media em Market Research

    Evento online, cujo tema é a utilização das redes sociais em extudos de mercado. Este evento tem a colaborção de Ray Poynter, especialista em Market Research e Insights

    29 de junho de 2021

    APODEMO em colaboração com a MRS

    formacao@apodemo.pt

  • QSP Summit

    Uma das mais relevantes conferências de Management e Marketing da Europa.

    1 a 2 de julho de 2021

    QSP - Consultoria de Marketing

    Exponor, Porto

    info@qspsummit.pt