Prémio de mérito científico ADMES/MARKTEST

Tem lugar no próximo dia 29 de Março a entrega do Prémio de Mérito Científico ADMES/Marktest 2005/2006.

Grupo Marktest,  27 março 2007

A ADMES, Academia de Docentes de Marketing do Ensino Superior, e a Marktest, líder nos mercados de produção e exploração de dados relativos à informação, celebraram um acordo com o objectivo de impulsionar a produção científica na área do marketing. No âmbito desse acordo, foi criado o Prémio de Mérito Científico ADMES/Marktest, cuja entrega decorrerá no próximo dia 29 de Março em Lisboa.

A ADMES, actuando num universo de cerca de três centenas de docentes, é um círculo de excelência de investigação na área do ensino do marketing. Os seus grandes objectivos para a actual equipa de direcção são impulsionar a investigação e a formação especializada de docentes de marketing, harmonizar o ensino do marketing através da criação do primeiro Livro Branco do Ensino de Marketing em Portugal, a realização de um Congresso do Ensino de Marketing em 2008 e o reconhecimento como instituição de utilidade pública. A ADMES tem as características de uma academia. Um exemplo o "lugar" numerado de cada membro será vitalício. A ADMES é uma instituição sem fins lucrativos que se dedica a promover a investigação científica na área do marketing, contando com membros em todas as instituições de ensino superior.

No entender de Fernando Tristany, presidente da ADMES e um dos seus fundadores, "A ADMES é uma grande oportunidade, ao criar uma estrutura transversal que contribua para melhorar o desempenho da actividade de docência. É uma forma inovadora de gestão dos recursos. Existem dezenas de doutorados e mestres nesta área, há que aproveitar este capital humano, constituído nomeadamente por professores jovens, que acreditam na valência do seu desempenho para que Portugal possam enfrentar os grandes desafios que se colocam: a globalização dos mercados, o desenvolvimento de clusters e a modernização da gestão das empresas. Os nossos colegas do país vizinho, reconheceram que Portugal tinha desenvolvido uma iniciativa que em Espanha nunca tinham pensado. Este prémio evidencia a vitalidade da ADMES e o sentido de oportunidade da Marktest em patrocinar esta iniciativa da ADMES".

A Marktest, actuando na área da informação e sendo líder nos mercados em que actua, tem desenvolvido ao longo de quase um quarto de século uma estratégia de forte inovação. Esta determinação tem-lhe possibilitado ser uma referência tanto ao nível nacional como internacional.

Segundo Luís Queirós, presidente e fundador da Marktest SGPS, o seu sucesso está baseado na inovação e no marketing relacional que mantém com os diversos parceiros internacionais.

Num país em que é comum a vontade de desenvolver a investigação e em que se assiste a uma emigração dos nossos investigadores, algumas iniciativas têm sido tomadas para criar círculos de excelência em vários domínios da ciência. É o caso do marketing, que, a par da inovação, constituem as vias para tornar Portugal um país atractor de investimento e poder competir nos mercados internacionais, com uma economia anteriormente baseada em indústrias de mão-de-obra intensiva.

Em 2004, o prémio foi atribuído à Professora Doutora Catarina Sismeiro, do Imperial College of London (ver notícia).

Em 2005/2006, o prémio foi atribuído aos Professores Doutores Carlos de Sousa, Isabel Maria Macedo e José Carlos Pinho.

Ao Professor Doutor Carlos de Sousa pelo artigo científico "Cultural Distance and Psychic Distance: Two Peas in a Pod ?", publicado no Journal of International Marketing. Carlos M. P. Sousa é Professor Auxiliar no Departamento de Marketing, The Michael Smurfit Graduate School of Business, University College, Dublin, Irlanda.

Aos Professores Doutores Isabel Maria Macedo e José Carlos Pinho, pelo artigo científico "The relationship between resource dependence and market orientation The specific case of non-profit organisations", European Journal of Marketing. Isabel Maria Macedo e José Carlos Pinho são Professores Auxiliares na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

O critério de classificação dos candidatos ao prémio, expresso no respectivo regulamento, baseia-se na seriação através do ranking de Vienna, em que as revistas científicas internacionais são ordenadas segundo critérios de qualidade. Os dois artigos foram publicados no Journal of International Marketing e no European Journal de Marketing, revistas de topo internacionais, segundo o ranking de Vienna.

A cerimónia de entrega dos galardões e prémio pecuniário, no valor de 2000 euros, realiza-se no ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão, Rua do Quelhas, em Lisboa, no Auditório III, pelas 18 horas do próximo dia 29 de Março de 2007.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais