Acesso à internet aumenta oito vezes em dez anos

Os dados do Bareme Internet da Marktest mostram como o número de portugueses que costuma aceder à internet aumentou oito vezes nos últimos dez anos.

Grupo Marktest,  29 março 2007

Os dados recentemente divulgados pela segunda vaga de 2006 do Bareme Internet, o estudo de base do Netpanel, contabilizam 3 622 mil indivíduos que costumam utilizar a internet. Este valor representa 43.6% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

A análise deste indicador ao longo da última década evidencia o elevado crescimento que tem registado entre nós, ao aumentar oito vezes no período em análise. Os 5.6% de indivíduos que em 1997 acediam à internet passaram em 2006 para 43.6% - mais 679% do que então.

Neste período, o ritmo de crescimento da penetração da internet no nosso país situou-se nos 30.6% ao ano.

A análise por targets mostra como a penetração da internet atinge praticamente o pleno junto dos estudantes (97.3% deles costuma usar a internet) e como é no grupo dos mais jovens que se encontram as maiores taxas de acesso (92.5% junto dos jovens dos 15 aos 17 anos).

A ocupação e a idade são as variáveis mais discriminantes na análise deste indicador, pois são as que revelam mais diferenças de comportamento.

A classe social também apresenta oscilações significativas, com valores que vão dos 88.3% junto dos indivíduos da classe alta até aos 17.5% junto dos indivíduos da classe baixa.

Entre as regiões há menor heterogeneidade, embora os residentes na Grande Lisboa se destaquem dos restantes, pois são os que apresentam taxas superiores de utilização da internet (55.2%).

A análise realizada teve como base os resultados da segunda vaga de 2006 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos se deseja adquirir este estudo ou se pretende mais informações sobre o assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais