PS aumenta intenções de voto e distancia-se do PSD

Após três meses consecutivos em que registou uma quebra nas intenções de voto, o PS inverte agora essa tendência, de acordo com os resultados do Barómetro Político Marktest de Março.

Grupo Marktest,  27 março 2008

Após três meses consecutivos em que registou uma quebra nas intenções de voto, o PS inverte agora essa tendência registando mais 1.7 pontos percentuais nas intenções de voto do que em Fevereiro de 2008.

De acordo com os dados apresentados pelo Barómetro Político Marktest de Março, o PS reforçou o primeiro lugar na intenção de voto entre os residentes em Portugal Continental com 18 e mais anos. Apesar da quebra registada entre Dezembro e Fevereiro, este partido tem mantido a primeira posição desde Fevereiro de 2006, chegando a Março de 2008 com 37.8% de intenção de voto.

Já o PSD, apesar de manter o segundo lugar, vê a sua percentagem de intenção de voto descer, quando comparados os resultados de Março com os do mês transacto: 33.4% em Fevereiro e 31.9% em Março, o que significou uma quebra de 4.5%. Salienta-se ainda que esta é a percentagem de intenção de voto mais baixa desde Novembro de 2007.

A Coligação CDU (PCP-PEV) obteve em Março uma percentagem de intenção de voto de 12.1%, mantendo-se como a terceira força, facto que se verifica sem interrupções desde Setembro de 2007.

O Bloco de Esquerda surge em quarto lugar, com uma intenção de voto 10.4%, registando o valor mais elevado desde o início da análise em 2001. De facto o Bloco de Esquerda apenas registou um valor aproximado em Junho de 2004 (10%). Observa-se assim uma aproximação deste partido à coligação CDU e um distanciamento relativamente ao CDS-PP. Com efeito, este partido mantém a última posição no que respeita à intenção de voto, chegando a Março com 4%, o valor mais baixo desde Outubro de 2007.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais