Internet na maioria dos lares nacionais

Os dados mais recentes do estudo Bareme Internet, que a Marktest editou recentemente, mostram que, no Continente, a maior parte dos lares já tem acesso à internet através de computador.

Grupo Marktest,  30 setembro 2008

O relatório anual de 2008 do Bareme Internet, o estudo de base do Netpanel, que a Marktest acabou de lançar, mostra que a Internet acedida através de computador já está presente em mais de metade dos lares do Continente. O estudo contabiliza 1 799 mil lares onde existe acesso a partir de computador(es), um número que representa 51.3% do universo de lares em estudo.

Uma análise evolutiva mostra que a penetração de Internet aumentou mais de 21 vezes desde 1997, passando de 2.4% nesse ano para os 51.3% agora observados.

Os valores de 2008 mostram uma taxa de crescimento muito significativa, de 15% face ao ano anterior, o que corresponde ao valor mais elevado desde 2002, quando a penetração de Internet cresceu 17.7% face a 2001.

Na análise deste indicador, à excepção da região, todas as outras variáveis de caracterização são dicriminantes, pois revelam acentuadas diferenças de comportamento entre os lares.

A penetração de Internet é mais elevada junto das famílias de classe alta (94.2%), dos lares da Grande Lisboa (58.0%), dos que têm mais de duas pessoas (71.1%) e dos que têm uma média etária até 30 anos (77.1%).

Pelo contrário, os valores são significativamente mais baixos juntos dos lares da classe baixa (14.1% têm acesso à Internet), dos lares do Interior Norte (37.2%), dos que têm até duas pessoas (28.2%) e daqueles cuja média etária excede os 59 anos (8.3%).

A análise realizada teve como base os resultados de 2008 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos se deseja adquirir este estudo ou se pretende mais informações sobre o assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais