PS mais afastado do PSD

O Barómetro Político Marktest mostra em Setembro uma descida das intenções de voto no PS, que no entanto se distancia do PSD, o partido que mais baixou face ao período anterior.

Grupo Marktest,  30 setembro 2008

De acordo com os dados apresentados pelo Barómetro Político da Marktest de Setembro, o PS manteve-se como o partido com maior percentagem de intenção de voto. Depois da quebra verificada em Maio e da recuperação nos dois meses seguintes, este partido viu a sua percentagem de intenção de voto baixar para os 36.1% em Setembro. Em termos homólogos, este valor representou uma quebra de 5.4 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2007, numa altura em que o partido recolhia 41.5% das intenções de voto dos portugueses.

O PSD manteve o segundo lugar, mas viu a sua percentagem de intenção de voto baixar para os 29.3%, um valor que, no entanto, supera em 1.7 pontos percentuais o observado no mês homólogo de 2007. Face ao anterior Barómetro (Julho de 2008), este foi o partido que mais baixou, com menos 3.4 pontos percentuais.

A Coligação CDU (PCP/PEV) obteve em Setembro 12.6% de intenções de voto, subindo para o terceiro lugar. Este valor equivaleu a uma subida homóloga de 1.8 pontos percentuais e de 2.6 pontos face a Julho de 2008.

O Bloco de Esquerda baixou para a quarta posição, com 10.9% de intenções de voto, um valor que, no entanto, correspondeu a um crescimento homólogo de 3.4 pontos percentuais. Face a Julho, observou uma pequena quebra de 0.5 pontos percentuais.

O CDS-PP mantém em Setembro a quinta posição, subindo para os 7.1% de intenções de voto. O resultado do CDS-PP correspondeu a uma quebra de 1.3 pontos percentuais face a Setembro de 2007 e a um aumento de 2 pontos face a Julho.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais