Médicos e Informação médica

placeholderDe acordo com os resultados de um estudo regular da NOVADIR junto de Clínicos Gerais, cada médico recebe, em média, 2 Delegados de Informação Médica por dia. Este dado é obtido pela conversão do resultado que se obtém com a pergunta: “Quantos Dim’s o visitaram nos últimos dois dias de trabalho?”

Esta média não é uniforme ao longo dos meses. No 1º e no 3º ciclo de trabalho (admitindo 4 ciclos de trabalho coincidentes com os trimestres de calendário civil), muito particularmente nos meses de Fevereiro/Março e Setembro/Outubro, a pressão de visita junto dos Clínicos Gerais por parte da Indústria tende a aumentar (o valor mais alto do ano observa-se no mês de Fevereiro). No período em análise, o mês de Dezembro é, por seu lado, aquele em que se regista o menor número de visitas diárias, facto que se prende não só com a época festiva, mas também pelo facto de muitos Laboratórios Farmacêuticos concentrarem as suas reuniões gerais nesta época do ano (note-se que esta recolha não se efectua no mês de Agosto).

Nesta análise, verifica-se igualmente que é junto dos médicos com menos de 20 anos de prática clínica que o número de visitas diárias é superior à média. Em termos regionais, é no Norte e Centro do país que a média de Delegados de Informação Médica recebidos pelos clínicos é superior, muito particularmente junto dos que exercem no Grande Porto. Em oposição, os médicos das regiões do Sul e Ilhas são, de acordo com os dados apurados, os que recebem diariamente um número de Delegados inferior à média apresentada.

placeholder

Ficha técnica
Estudo elaborado pela NOVADIR, empresa do Grupo Marktest, (em parceria com AZyX), junto de uma amostra de 1160 médicos Clínicos Gerais com representatividade a nível nacional. Recolha: Setembro 2002 a Julho 2003

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais