Pingo Doce lidera recordação publicitária no ano 2011

Pingo Doce lidera recordação publicitária no ano 2011

placeholder

Uma análise dos resultados do estudo Publivaga da Marktest mostra que, no ano de 2011, a marca Pingo Doce foi a mais recordada pelos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto. Mas nem todos a colocaram em primeiro lugar das suas memórias…

Grupo Marktest
22 fevereiro 2012

À pergunta "Que anúncios recorda ter visto publicitados, recentemente?", base para a criação do indicador "recordação de publicidade genérica" do estudo Publivaga da Marktest, as maiores referências entre os residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto com idades compreendidas entre os 8 e os 64 anos foram, ao longo do ano, para o Pingo Doce.

O Continente foi a segunda marca mais referida por estes indivíduos, e menos de um ponto percentual separam as duas primeiras marcas na análise do ano.

A Meo garantiu a terceira posição do ano, enquanto a Optimus/Telemóveis Optimus conseguiu o quarto lugar, ficando a Vodafone/Telemóveis Vodafone e a TMN/Telemóveis TMN a ocupar o quinto lugar ex aequo, na análise dos dados anuais.

Face a 2010, o Pingo Doce mantém a liderança deste indicador, o Continente e a Meo trocam de posição, a Optimus consegue uma das maiores subidas do ano, ficando assim a ocupar o quarto lugar (em 2010 foi décima), que em 2010 pertenceu à TMN/Telemóveis TMN.

Analisando os tops mensais, vemos que o Pingo Doce liderou de Janeiro a Março e em Agosto de 2011. O Continente foi líder em Abril, mês a partir do qual cedeu a liderança à Meo, que aí se manteve até Julho, de Setembro a Outubro e de novo em Dezembro. Em Novembro, o top foi encabeçado pela Optimus/Telemóveis Optimus.

A análise anual segundo o perfil sociodemográfico dos entrevistados permite ainda outras conclusões. A marca Pingo Doce ocupou a primeira posição entre a maioria dos estratos sociodemográficos, mas os homens, os mais idosos, os residentes no Grande Porto e os das classes mais baixas apresentaram diferenças.

Os homens colocaram a Meo no topo da sua recordação genérica de publicidade, enquanto os indivíduos dos 55 aos 64 anos, assim como os residentes no Grande Porto e os indivíduos das classes sociais média baixa e baixa deram essa posição à marca Continente.

Uma análise deste indicador para os últimos cinco anos (tops mensais) mostra ainda que os valores alcançados pela marca Pingo Doce em Fevereiro de 2011 foram os mais elevados do período em análise, sendo quase o dobro do observado em 2007, quando em Janeiro a Portugal Telecom / PT / Telecom protagonizou o valor máximo desse ano. Em Fevereiro de 2011, a marca Pingo Doce apresentava um índice de recordação genérica de publicidade superior em 15.9 pontos percentuais ao da segunda posição, a marca Continente.

Esta análise tem como base o Publivaga, um estudo regular da Marktest que permite conhecer a recordação e a memorização da publicidade das marcas, sendo um instrumento de referência na medição da eficiência das campanhas publicitárias. A informação apresentada nesta análise tem por base o universo constituído pelos indivíduos com idades compreendidas entre os 8 e os 64 anos residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais