Metade do mercado publicitário em 32 anunciantes
Metade do mercado publicitário em 32 anunciantes
placeholder
Segundo os dados da MediaMonitor, metade do investimento publicitário realizado no primeiro trimestre do ano foi da responsabilidade de 32 anunciantes apenas.
Grupo Marktest
7 maio 2024
placeholder

De acordo com os dados da MediaMonitor, no primeiro trimestre de 2024, o maior anunciante foi o Modelo Continente, responsável por um share of voice de 3.4% face ao total do mercado publicitário de Tv, rádio, imprensa, outdoor e Internet. O Ediclube ficou na segunda posição, com o mesmo share of voice.

Lidl e Unilever Fima também obtiveram a mesma quota de investimento no trimestre, de 2.4%, seguidos pela Procter & Gamble, NOS Comunicações, Vodafone Portugal e McDonald's, todos com 2.3% de share of voice.

Em conjunto, estes oito anunciantes responderam por mais de um quinto (20.8%) do investimento publicitário do trimestre. E, se juntarmos mais 24 anunciantes, obtemos metade do mercado publicitário (50.4%).

Entre estes 32 investidores publicitários, estão 7 empresas da grande distribuição (com uma quota de 12.6% do mercado publicitário), 7 do grande consumo (11.8%), 4 do sector automóvel (3.1%), 3 de telecomunicações (6.6%), 2 da restauração (3.6%) e 9 de outros sectores (12.8%).

Estes anunciantes privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 95.1% dos seus budgets. No total do mercado, a TV captou 88.9% dos montantes, a Internet recolheu 5.1%, cabendo 6.0% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor.

Os 20 maiores anunciantes, pelo seu lado, foram responsáveis por 40.2% da publicidade, a preços de tabela.

placeholder

Esta análise foi realizada com recurso à YUMIANALYTICS/Admonitor da MediaMonitor para o período de 1 de janeiro a 31 de março de 2024. É de salientar que o período de recolha deste último mês não foi ainda concluído para todos os meios (ver nota da situação referente a março de 2024).

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Consumidores - Presente e Futuro

    Neste evento, em que se celebram os 50 anos da DECO, serão abordado entre outros temas, a inteligência artificial, as alterações climáticas e o futuro da Europa

    27 de maio de 2024

    DECO, coorganizado com a European Consumer Organisation

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

    50anos.deco.conferencia@deco.pt

  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org