Naufrágio do Prestige: o acontecimento da semana

O naufrágio do Prestige e a consequente maré negra que provocou na costa da Galiza foi o acontecimento negativo da semana para 71.8% dos lisboetas e portuenses inquiridos no Fonebus.



Convidados a pronunciar-se sobre o acontecimento positivo e negativo dos últimos sete dias, os residentes nas duas regiões mais populosas do país não tiveram dúvidas: o naufrágio do Prestige e a maré negra na costa galega foi o acontecimento negativo da semana. Este acontecimento recolheu 71.8% das opiniões. Para 48.8% deles o naufrágio foi o pior acontecimento da semana e para 23% o mais negativo foi a maré negra.

Outros acontecimentos negativos do período foram ainda referidos por 14.5% dos entrevistados. Esses factos passam sobretudo pela guerra israelo-palestiniana e pelo mau tempo que se tem registado. Não sabem identificar o acontecimento mais negativo da semana 13.7% dos inquiridos.



Já quanto ao acontecimento mais positivo da semana, não se identifica claramente nenhuma tendência sólida, já que a esmagadora dos inquiridos não sabe ou não responde a esta questão: 81.3%. Os 18.8% de inquiridos que exprimem uma opinião, referem a vitória de Portugal sobre a Escócia em futebol, a entrada de observadores da ONU no Iraque, bem como o facto do naufrágio do Prestige não ter trazido a mancha de crude para águas portuguesas. A esta questão houve ainda 2.0% de indivíduos que respondeu nada ter acontecido de positivo na semana em análise.

A sondagem foi realizada para a Marktest.com pelo omnibus telefónico Fonebus da Marktest no dia 21 de Novembro, com a seguinte Ficha Metodológica.



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais