Navegar em segurança

Uma das análises que o Netpanel se prepara para disponibilizar brevemente diz respeito à navegação na Internet em páginas seguras (https).

Os dados já disponíveis permitem verificar que durante o mês de Setembro de 2002, a navegação na Internet em páginas seguras (https), a partir de casa, representou 4% tanto do total de páginas visitadas como do tempo dedicado a este meio.

Para o mesmo período, o domínio com mais páginas https visitadas foi o passport.com (serviço de IM; ver também artigo DD TC?), que em Setembro foi acedido por mais de 437 mil utilizadores únicos. Em domínios nacionais, foi no cidadebcp.pt que se registou maior utilização de páginas https, que foram vistas por mais de 150 mil utilizadores únicos.



Os domínios de internet banking são aqueles onde estas páginas são mais frequentes e, por isso, também aqueles onde esta análise é mais rica. No caso do cidadebcp.pt, o número de utilizadores únicos de páginas seguras está muito perto do número de utilizadores únicos totais. Já no domínio cgd.pt, a diferença é maior, havendo cerca de 50 mil utilizadores que navegam neste domínio e que não acedem às páginas https. Ainda de referir o caso do domínio bpinet.pt, cujos acessos são praticamente todos feitos através de páginas seguras dado tratar-se da área de homebanking do BPI.



Esta análise foi realizada com o software e-netpanel.com da Marktest.



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais