Empatia com Marcas

Um dos indicadores analisados no CIT (Corporate Image Tracking) é o da empatia, ou seja, a opinião que os portugueses têm sobre as marcas que conhecem ou consomem.

Numa escala que varia entre o muito boa opinião sobre a marca e muito má opinião sobre a marca, concluímos que: as marcas dos sectores dos Combustíveis, da Distribuição, das Tintas e do Equipamento Desportivo apresentam níveis de empatia acima dos 82%, destacando-se no entanto o sector dos Combustíveis (9 em cada dez portugueses manifestam Muito Boa/ Boa Opinião sobre as marcas de combustíveis).

Em termos de posicionamento relativo, com valores muito semelhantes, surgem os consumíveis de Papel para o Lar e as Ópticas, com níveis de empatia na ordem dos 79.0%.

O sector das Cervejas e da Distribuição é aquele que regista menor empatia junto dos indivíduos que conhecem as marcas de cada um destes sectores.



Analisando o target dos consumidores de cada marca dos sete sectores analisados no CIT, constata-se que os níveis de empatia aumentam se comparados com os níveis de empatia dos indivíduos que conhecem as marcas, sendo superiores a 92% em todos os sectores, excepto no sector das Ópticas, que é ligeiramente mais baixo (89.1%).

Isto significa que os consumidores de cada um dos sectores têm Muito Boa/Boa Opinião sobre as marcas que consomem, sendo pouco relevante o número de consumidores que têm Má/Muito Má Opinião.

Destacam-se pela positiva os sectores das Tintas, das Cervejas, dos Combustíveis e do Equipamento Desportivo, em que mais de 30% dos consumidores têm Muito Boa Opinião sobre as marcas de cada um desses sectores.

O Corporate Image Tracking (CIT) é um estudo regular da Marktest, que tem como objectivo principal acompanhar a evolução da Imagem das marcas junto dos portugueses, por classe de produtos, permitindo analisar o posicionamento de cada marca e compará-lo com as marcas concorrentes existentes no mercado.



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais