DD TC (1)?

O SMS e o IM (Instant Messaging) estão aí e para ficar. São mais de 3,6 milhões os portugueses que utilizam o serviço de mensagens escritas, segundo dados da Marktest.

Com uma penetração perto do pleno junto dos jovens que possuem/utilizam telemóvel, o SMS tem assistido a um crescimento importante em Portugal ao longo dos dois últimos anos. Entre nós, 96.1% dos jovens entre os 15 e os 19 anos que possuem/utilizam telemóvel costumam utilizar este serviço, bem como 94.2% dos jovens entre os 20 e os 24 anos que possuem/utilizam telemóvel, segundo dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest.

Numa análise feita recentemente pela empresa de consultadoria Accenture, refere-se que este não é um assunto apenas para jovens. A empresa acredita mesmo que o sistema de comunicação através de SMS ou IM será a plataforma dominante nos próximos dois anos, tanto para utilização particular como nas empresas. A consultora estima que em 2004 cerca de 207 milhões de pessoas em todo o mundo utilizem esta plataforma. Nessa altura, cerca de 60% das comunicações em tempo real entre utilizadores serão feitas através desta tecnologia, adianta.

Entre nós, o SMS tem revelado uma tendência para o crescimento: mais lentamente em 2000, mas com um forte impulso em 2001 até meados do ano. Depois dessa data, tende a estabilizar. Os dados de Setembro de 2002 indicam que cerca de 72% dos possuidores/utilizadores de telemóvel utilizam o sistema de mensagens escritas regularmente, o que dá uma dimensão do mercado superior a 3,6 milhões de indivíduos.



Analisando o perfil dos utilizadores deste serviço, vemos que os homens estão em maioria e a classe de idades com maior peso é a dos 25/34 anos. As regiões mais representadas são a Grande Lisboa, Interior Norte e Litoral Norte e a classe social mais frequente dos utilizadores de SMS é a classe média.

Os mais assíduos utilizadores deste tipo de comunicação desenvolveu mesmo um léxico próprio, muitas vezes ilegível para os menos experientes. Dd tc, bj e [ ], BTW, IMO, cya ou lol (1) podem parecer excertos de algum código secreto, cuja tradução é dispensável para os mais entendidos.





(1) Dd tc = Donde teclas (De onde és?); bj e [ ] = Beijos e Abraços; BTW = By The Way (já agora); IMO = In My Opinion (Na minha opinião); cya = See you all later (Até logo); lol = Laught out loud (Rindo alto)



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais