Estrutura comercial portuguesa

placeholder No Continente, a Direcção Geral do Comércio contabiliza em 2003 204 mil estabelecimentos comerciais: 85% são retalhistas.

Observando os mapas referentes ao número de estabelecimentos grossistas e retalhistas distribuídos por distrito em Portugal Continental, é possível constatar a dicotomia litoral interior, que de um modo geral se verifica em inúmeras análises espaciais que se efectuam no nosso país.

O distrito de Castelo Branco poderá ser considerado uma excepção, já que, sendo do interior, em termos de estabelecimentos grossistas ocupa uma posição de algum destaque face aos restantes distritos do interior do país.

Se por um lado, em termos de estabelecimentos grossistas os principais distritos são Lisboa e Porto, em termos de retalhistas é Lisboa aquele que mais se destaca (com uma diferença superior a 13 mil e duzentos estabelecimentos relativamente ao Porto).

Clique nos mapas

placeholder     placeholder

Uma análise dos números disponíveis permite ainda concluir que mais de um terço (37.3%) dos estabelecimentos comerciais se localizam nos distritos de Lisboa e Porto, que representam respectivamente 22.4% e 15.0% do total. O distrito do Porto é aquele onde os estabelecimentos grossistas têm maior peso na sua estrutura comercial (22.5%), ao contrário do distrito de Beja, que regista a menor relação grossista/retalhista (os grossistas representam apenas 8.1% do total de estabelecimentos comerciais).

Esta análise foi elaborada com base nos dados disponíveis no General and Marketing Facts. Para mais informações contacte-nos.



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • 30º Congresso APDC

    “Reinventing with Technology” é o tema do Congresso da APDC, este ano apresentado forma híbrida. Estão previstos painéis de discussão, entrevistas, oradores e sessões de networking em Lisboa e online.

    12 a 13 de maio de 2021

    APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Lisboa e Online

    congresso@apdc.pt

  • Questionnaire Design Best Practices

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento será realizado online.

    19 de maio de 2021

    ESOMAR