Casais com filhos trabalham mais fora de casa em Portugal

Segundo revela o Eurostat (departamento oficial de estatística da União Europeia), Portugal é o país com a maior percentagem de casais com filhos em que ambos os cônjuges trabalham fora de casa (dados de 2000).

Segundo este instituto, 73.5% dos pais portugueses trabalham fora de casa. Também na Bélgica a percentagem de casais com filhos em que ambos os parceiros trabalham fora é elevada, com 72.7%, seguida do Reino Unido onde esse valor é de 70.2% (dados de 1999). Pelo contrário, é na Irlanda e em Espanha que esta percentagem é mais baixa, de 44.5% e 43.7%, respectivamente.

Ao comparar a evolução deste indicador entre 1992 e 2000, vemos que foi na Holanda e em Espanha que se assistiu a um maior crescimento dos pais com filhos em que ambos trabalham fora, da ordem dos 41.4% na Holanda e 37% em Espanha. No caso português este valor aumentou cerca de 10%.

Este estudo do Eurostat pretende fornecer elementos para entender melhor a forma como os homens e as mulheres reconciliam o trabalho e a vida familiar.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa