Duração das chamadas móveis
Grupo Marktest,  3 novembro 2004

placeholder Em 2003, as chamadas realizadas da rede móvel tiveram uma duração média de 2 minutos, de acordo com os resultados do MSI - Marktest Service Index para a Rede Móvel.

Segundo os elementos do MSI - Rede Móvel cada chamada realizada pelos portugueses a partir dos seus telemóveis teve uma duração média de dois minutos. Estes números não incluem o envio de mensagens escritas nem a comunicação de dados.

Mensalmente registam-se algumas alterações, com o segundo semestre do ano a evidenciar maior duração média das chamadas. As chamadas realizadas em Setembro e em Novembro tiveram em média uma duração superior, de 2 minutos e 12 segundos e 2 minutos e 10 segundos, respectivamente. Pelo contrário, foi em Maio que as chamadas tiveram uma menor duração média, de 1 minuto e 50 segundos.

placeholder

Os jovens entre os 18 e os 30 anos foram aqueles que, durante o ano de 2003, realizaram as chamadas de maior duraçã média, de dois minutos e dezasseis segundos. As crianças e jovens com menos de 17 anos foram os que registaram um valor mais baixo na duração média das suas chamadas, que se cifrou no minuto e trinta e oito segundos. Os indivíduos com mais de 30 anos não chegaram a demorar dois minutos por cada chamada efectuada.

Em termos regionais, foi na Grande Lisboa que se observaram chamadas de maior duração média (2 minutos e 11 segundos). Por classe social, as maiores diferenças têm a ver com as classes média baixa e baixa, que não atingem os dois minutos, já que nas restantes os valores médios são muito aproximados (2 minutos e 8 segundos nas classes alta e média alta e 2 minutos e 4 segundos na classe média). Finalmente, entre os géneros não se registam diferenças - as mulheres falaram por mais dois segundos, em média, do que os homens em cada telefonema realizado do seu telemóvel (2 minutos e 3 segundos e 2 minutos e 1 segundo, respectivamente).

placeholder

Esta análise foi realizada com base no MSI - Marktest Service Index, o estudo do Painel de Consumidores da Marktest que permite conhecer e acompanhar o consumo de serviços no lar. Os números referem-se à rede móvel. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha