A Missa do Galo
MediaMonitor,  30 dezembro 2004

placeholderA Missa do Galo, também conhecida por Missa da Meia-Noite, celebra-se devido ao facto de a tradição dizer que Jesus nasceu à meia-noite. Nos países latinos, esta missa é chamada Missa do Galo, porque, segundo a lenda, a única vez que um galo cantou à meia-noite foi na noite em que Jesus nasceu.

Para os católicos Romanos, este costume de assistir a esta Missa começou no ano 400. Em algumas aldeias portuguesas e espanholas, era costume levar o galo para a igreja, para que ele cantasse durante a missa. Quando este cantava todos ficavam felizes, pois isso representava o prenúncio de boas colheitas. Se o galo não cantasse era considerado um mau sinal.

À semelhança dos outros anos também neste Natal a Missa do Galo foi transmitida pelos canais, nomeadamente na TVI, RTP1 e 2:.

A TVI registou a melhor audiência média e share com 4.1% e 20.1%, respectivamente. A Missa do Galo neste canal foi transmitida entre as 23:58 e 1:32 da madrugada, o melhor minuto foi alcançado no início da transmissão quando se encontravam 689.300 espectadores a seguir a cerimónia religiosa.

Na RTP1, a audiência média da Missa do Galo foi de 1.4% e o share obtido foi 10.2%, a transmissão iniciou-se à 1:04 e terminou às 2:45 da madrugada.

Na 2: a audiência média obtida foi 1% e share quedou-se pelos 5% aproximadamente, neste canal a cerimónia iniciou-se à meia-noite e terminou 66 minutos mais tarde.

placeholder

A audiência total de espectadores foi mais elevada na TVI, onde mais de 2 milhões de espectadores (2.055.400) viram o evento religioso. A RTP1 obteve uma audiência total de 1.171.500 espectadores e a 2: 1.067.100 espectadores.

placeholder

Análise realizada pela MediaMonitor, com base em dados extraídos da MMW.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt