A publicidade dos telemóveis

Grupo Marktest,  30 dezembro 2004

Os telemóveis investiram em publicidade mais de 172 milhões de euros (preços de tabela) entre Janeiro e Novembro de 2004, de acordo com os dados da MediaMonitor.

O montante de investimento publicitário a preços de tabela da classe dos telemóveis contabilizado pela MediaMonitor nos meios cinema, rádio, imprensa, outdoor e televisão ascende aos 172,654 mil euros nos primeiros onze meses de 2004. Este valor representa 6.3% do total da publicidade realizada naqueles meios.

Esta classe tem valorizado especialmente a televisão para anunciar os seus produtos. Foi para aí que 73.3% do seu budget foi dirigido. À imprensa foi destinado 11.7% do total, à rádio 7.5%, ao outdoor 7.2% e ao cinema 0.3%.

A maior relevância desta classe de produtos encontra-se no meio rádo, já que a classe representa 7.5% de todos os investimentos publicitários aí realizados. Em televisão, a classe garante 7.3% da publicidade total, em outdoor 6.2%, em cinema 5.0% e em imprensa 3.3%.

A Vodafone Telecel foi o maior anunciante do período, com montantes superiores aos 72 milhões de euros, a preços de tabela, qualquer coisa como 41.8% do total da classe de produtos. A Telecomunicações Móveis Nacionais foi o segundo maior anunciante, com 54,7 milhões de euros, 31.7% do total da classe, e a Optimus Telecomunicações foi o terceiro, com 27 milhões de euros investidos, 15.5% da classe. Em conjunto, estes tês anunciantes foram responsáveis por 89% da publicidade total da classe dos telemóveis.

Na lista dos 10 produtos que mais investiram em publicidade no período em análise, sete são da Vodafone. No seu conjunto, estes dez produtos representam 25.9% do total da publicidade da classe e praticamente todos estão relacionados com a tecnologia de terceira geração. O Mobile Connect Card 3G da Vodafone foi o maior investidor, com montantes perto dos 5,5 milhões de euros, 3.2% do total da classe. O 3G da Optimus foi o quarto produto mais publicitado, com 4,9 milhões de euros, 2.8% do total da classe. O Innove 3G da TMN ocupou a oitava posição com 3,9 milhões de euros, 2.3% do total da classe, e o K700I da Sony Ericsson foi o décimo produto com mais publicidade, 2,9 milhões de euros, 1.7% do total da classe.

Esta análise foi realizada com base em informação da MediaMonitor, do seu serviço de monitorização de investimentos publicitários multi-meios. Os valores apresentados referem-se a preços de tabela. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais