A geografia da rádio

Grupo Marktest,  27 dezembro 2005

Os residentes no Grande Porto são os que apresentam maior consumo de rádio, de acordo com o estudo Bareme Rádio da Marktest.

Os resultados do Bareme Rádio para o primeiro semestre de 2005 mostram que a audiência acumulada de véspera é de 59.9%, considerando o universo dos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Numa análise por regiões, é possível ver como são os residentes no Grande Porto e no Litoral Norte os que apresentam maior consumo deste meio, com 66.2% e 65.5%, respectivamente. Pelo contrário, no Sul observam-se as taxas mais baixas, de 53.9%.

A região da Grande Lisboa apresenta o mesmo valor do Interior Norte, com 58.5% de audiência acumulada de véspera, enquanto no Litoral Centro este indicador baixa para os 57.1%.

O maior consumo de rádio registado pelos residentes no Grande Porto e no Litoral Norte observa-se em todos os períodos horários, especialmente durante a manhã, quando mais se distanciam das restantres regiões.

Comparando a audiência acumulada de véspera dos Grupos de Rádio em cada região com a observada no Universo, através do índice de afinidade, vemos como cada Grupo tem uma geografia específica (expressa nos mapas seguintes).

Assim, Grande Lisboa, Grande Porto, Litoral Centro e Sul apresentam uma afinidade positiva com as rádios do Grupo Media Capital, com um consumo superior à média (índice de afinidade superior a 100).

O Litoral Norte, Grande Porto, Grande Lisboa e Sul apresentam uma afinidade positiva com as rádios do Grupo RDP.

Todas as regiões do Norte do país apresentam uma afinidade positiva com as rádios do Grupo Renascença, ao passo que a TSF regista maior afinidade nestas regiões e também na Grande Lisboa.

A análise tem como base os resultados do primeiro semstre de 2005 do estudo Bareme Rádio da Marktest, que analisa o comportamento dos residentes no Continente, com 15 e mais anos, relativamente ao meio rádio. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa